Uma parceria firmada entre o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vai garantir a destinação de 200 computadores e itens de informática à instituição de ensino. A doação contribuirá para a revitalização do parque tecnológico nos campi universitários de Cuiabá, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Sinop e Araguaia.
A destinação foi tratada em reunião realizada na sexta-feira (9), entre o presidente do TRT, desembargador Aguimar Peixoto, e o reitor em exercício, professor Silvano Galvão. “A UFMT desenvolve projetos de grande relevância, e a doação desses equipamentos ajuda a ampliar o diálogo e a parceria que mantemos com a instituição”, disse o presidente do Tribunal.
O magistrado também ressaltou o impacto social da medida. “Ao doarmos esses equipamentos, contribuímos para o cumprimento da função social da Universidade, algo especialmente relevante por envolver a área educacional. Isso beneficia estudantes, trabalhadores e todas as pessoas que buscam novas oportunidades”, pontuou.
Os equipamentos, embora substituídos em razão das constantes atualizações tecnológicas exigidas pelos sistemas da Justiça do Trabalho mato-grossense, estão em bom estado de conservação e com plena capacidade de uso para as atividades acadêmicas.
Para o representante da UFMT, os equipamentos serão distribuídos entre os campi da instituição e terão impacto direto no ensino e nos projetos desenvolvidos. “Temos vários campi no estado, e esses computadores permitirão melhorar tanto a nossa atuação acadêmica quanto a execução dos projetos institucionais”, avaliou o reitor em exercício. “Além disso, a iniciativa fortalece a segurança da informação e otimiza o trabalho na área de tecnologia da informação”, acrescentou.
A entrega dos equipamentos será feita nos próximos meses, conforme explicou o secretário de Tecnologia da Tecnologia da Informação e Comunicações do Tribunal, Eduardo Ortiz. “Cada equipamento será devidamente testado e formatado pela nossa equipe para garantir que tudo seja encaminhado no mais perfeito funcionamento”, explicou o servidor.
A reunião contou também com a participação da juíza auxiliar da Presidência do TRT, Leda Lima, e do coordenador do Programa de pós-graduação da Faculdade de Direito da UFMT, professor Saul Tibaldi.
Parceria institucional
As ações conjuntas entre o TRT e a UFMT são de longa data e têm produzido resultados expressivos. Além da doação de computadores, a Justiça do Trabalho mato-grossense destinou, no ano passado, seis veículos oficiais à Universidade.
Outro marco dessa cooperação foi a realização, em 2023, do primeiro curso de pós-graduação stricto sensu fruto da parceria entre as instituições. Coordenado pela Escola Judicial do TRT e pela Faculdade de Direito da UFMT, o programa viabilizou 10 vagas de mestrado para magistrados e servidores do Tribunal.

















