De 3 a 7 de novembro de 2025, a Justiça Federal em Mato Grosso integrará a XX Semana Nacional de Conciliação, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que busca estimular a cultura do diálogo e oferecer às partes a possibilidade de resolver seus conflitos de forma rápida e consensual.
Em Cuiabá, o evento será coordenado pelo Núcleo de Conciliação (CEJUC-MT) da Seção Judiciária de Mato Grosso, com destaque para processos envolvendo a Caixa Econômica Federal (CAIXA), que faz parte da política de incentivo a acordos.
De acordo com diretor do CEJUC, Evandro San Martin Dias, o Centro de Conciliação da Justiça Federal reafirma seu compromisso com a eficiência, a pacificação social e a valorização do diálogo como ferramenta legítima e transformadora. Exemplificando a eficácia das negociações, Evandro relata que em uma das audiências realizadas recentemente, um caso de retomada de imóvel que parecia insolúvel terminou em acordo justo: a dívida foi integralmente quitada e o mutuário ainda garantiu cerca de R$ 235 mil reais após o leilão. “Um exemplo claro de como a conciliação devolve autonomia e constrói soluções equilibradas. Cada audiência vai além do processo: promove escuta ativa, restaura relações e fortalece a confiança na Justiça”, afirma o diretor.
Como participar?
Podem participar da Semana de Conciliação todas as ações em tramitação na Justiça Federal de Mato Grosso (Seção e Subseções). Para isso, as partes interessadas devem solicitar diretamente às varas onde o processo esteja tramitando, até o dia 20 de outubro, para que seja feito o encaminhamento ao CEJUC/MT.
SERVIÇO:
Evento: XX Semana Nacional de Conciliação
Data: 3 a 7 de novembro de 2025
Local: Justiça Federal em Mato Grosso
Informações: Núcleo de Conciliação – Telefones (65) 3363-9794 / 3363-9795, E-mail: [email protected]