O desembargador Aguimar Peixoto e a desembargadora Eleonora Lacerda foram eleitos, por aclamação, para a Presidência e Vice-Presidência do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT). A escolha dos dirigentes que estarão à frente da instituição no biênio 2026/2027 foi anunciada na 10ª sessão do Tribunal Pleno, nesta quinta-feira (23).
A posse da nova diretoria será no dia 12 de dezembro, com efetivo exercício a partir de 1º de janeiro de 2026.
Aguimar Peixoto é o atual vice-presidente e assumirá a Presidência do Tribunal em sucessão à desembargadora Adenir Carruesco, que encerra a gestão em 31 de dezembro. Já a desembargadora Eleonora Lacerda ocupará o cargo de vice-presidente e de corregedora regional.
O presidente eleito agradeceu a administração atual e à nova equipe. “A experiência de administrar é conjunta. Este Tribunal chegou a esse amadurecimento justamente pelo fato de ser uma corte coesa, que visa o interesse conjunto. Quero trabalhar de forma conjunta e coesa como apoio de todos.”
O Tribunal Pleno também escolheu os desembargadores que irão ocupar os demais cargos na próxima gestão: Adenir Carruesco será a próxima diretora da Escola Judicial, Paulo Barrionuevo será o Ouvidor, Eliney Veloso será a vice-Ouvidora e Ouvidora da Mulher e Tarcísio Valente estará à frente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
A 1ª e 2ª Turmas de Julgamento serão presididas, respectivamente, pelos desembargadores Tarcísio Valente e Beatriz Theodoro. As juízas Leda Lima e Helaine Queiroz vão auxiliar nos trabalhos da Presidência e da Corregedoria no biênio 2026/2027, respectivamente.
A nova administração também vai contar com os servidores Marlon Rocha, como Diretor-Geral; Fábio Martins na função de secretário de Auditoria; Sérgio Ferraz como secretário da Corregedoria e José Lopes como secretário do Tribunal Pleno.
PERFIL
Natural de Goianésia (GO), Aguimar Peixoto se tornou juiz do trabalho em setembro de 1993. Em 1996 foi promovido a titular da Vara do Trabalho de Sinop, onde permaneceu até 1998, quando foi transferido para a unidade de Diamantino. No mesmo ano, passou a atuar em Cáceres (1998-2003). Em seguida, Barra do Garças (2003–2005), 2ª Vara de Cuiabá (2005–2016) e 6ª Vara de Cuiabá (2016-2022).
O presidente eleito é mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com pesquisa "Trabalhadores das plataformas digitais de prestação de serviços: proteção social como forma de inclusão no desenvolvimento econômico tecnológico". Atualmente, é vice-presidente do TRT e membro da 2ª Turma de Julgamento do Tribunal.
A desembargadora Eleonora Lacerda é natural de Uberaba (MG). Reside em Mato Grosso desde 1985, onde se formou em Direito na Universidade Federal de Mato Grosso. Em 1993 foi aprovada para o cargo de técnico judiciário do TRT/MT e, em 1997, para juíza do trabalho.
Já atuou em Alta Floresta, Colíder, Sinop, Diamantino e Tangará da Serra, além de Cuiabá, onde foi titular da 5ª Vara. Em 2023 foi nomeada desembargadora, em promoção por merecimento, e atualmente, preside a 2ª Turma de Julgamento.














