Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,37 | EURO R$ 6,21

22 de Outubro de2025


Área Restrita

Justiça Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025, 09:18 - A | A

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025, 09h:18 - A | A

Bom dia advogado

AGU e OAB querem atuação mais coesa entre advocacias pública e privada

Instituições criam grupo de trabalho conjunto para diagnosticar desafios e propor soluções para temas de interesse comum

Administração

 

Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU

Foto-PortalGov.br

A Advocacia-Geral da União (AGU) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vão trabalhar juntas na construção de soluções para temas de interesse comum às advocacias pública e privada. Portaria assinada nesta segunda-feira (20) entre a AGU e o Conselho Federal da OAB institui Grupo de Trabalho Conjunto (GT) com o objetivo de diagnosticar desafios, debater e propor caminhos para a abordagem desses temas.

Durante a sessão do Conselho Pleno da OAB, realizada em Brasília, o advogado-geral da União substituto, Flavio Roman, explicou que a parceria entre a AGU e a OAB é fundamental para garantir uma atuação jurídica mais coesa e eficiente.

“O Grupo de Trabalho que estamos instituindo simboliza um gesto concreto para reafirmar nossa união e promover uma caminhada conjunta,” disse Roman.  “A equipe tem a nobre missão de identificar as pautas comuns entre as advocacias pública e privada, além de construir caminhos de harmonia”, complementou.

Linha de frente

O advogado-geral substituto destacou que a OAB, sob a liderança do presidente Beto Simonetti, segue na linha de frente pela defesa das instituições, da segurança jurídica e do Estado Democrático de Direito. “Diante dos novos e complexos desafios que se impõem à sociedade brasileira, a OAB tem se mostrado cada vez mais atuante e indispensável para o País”, assinalou.

Flavio Roman ainda destacou que “a advocacia pública e a advocacia privada devem caminhar lado a lado, unidas pelo compromisso comum com o fortalecimento da Justiça e a defesa do Estado Democrático de Direito”.

Segundo o presidente da OAB nacional, Beto Simonetti, a criação do GT reafirma o compromisso recíproco entre as carreiras da advocacia pública e privada. “É a união das carreiras que permite superar adversidades, como a discriminação e a criminalização de advogados”, ressaltou.

Entre as atribuições do GT está a elaboração de notas técnicas, relatórios e pareceres sobre matérias de interesse, além da apresentação de diagnóstico e propostas de aprimoramento normativo e de gestão. 

 

Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]