Com a proximidade da aposentadoria compulsória do desembargador Luiz Ferreira da Silva, que irá completar 75 anos em julho, advogados já estão se articulando para se candidatarem a vaga no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT). Três deles confirmaram a condição de pré-candidatos ao HNT, mas outros também são considerados favoritos (veja a lista no final da matéria).
Apesar das pré-candidaturas, a OAB-MT informou que ainda não há nenhum processo de definição sobre a lista sêxtupla. “Isso só tem início após a abertura da vaga mediante comunicação do TJMT para a OAB-MT”.
Para a eleição de junho, está garantida a paridade de três candidatos e três candidatas. No entanto, a tendência é que sejam mais de seis nomes na disputa e a lista será definida durante sessão pública do Conselho Pleno da OAB, quando cada um defenderá seu nome. A diretoria da OAB-MT, além dos delegados votam até decidir a lista sêxtupla a ser encaminhada ao governador Mauro Mendes (UP), que decidira o nome do novo desembargador.
Esta será a quinta escolha de Mendes desde quando tomou posse como governador. Os anteriores foram Wesley Sanchez Lacerda, Marcos Regenold e Deosdete Cruz Júnior, todos pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e Hélio Nishiyama pela OAB-MT.
PRÉ-CANDIDATOS
Ana Barquet
Angeliza Segura
Dauto Passare
Helmut Daltro
Jackson Coutinho
Jamille Adamczyk
Juliana Zafino
Michelle Dorileo
Oswaldo Cardoso
Paola Fernandes
Pio da Silva
Ricardo Almeida
Sebastião Monteiro