Com o intuito de orientar e prevenir doenças como hipertensão e diabetes, alunos da Escola Estadual 19 de Dezembro, localizada no município de Nova Ubiratã (a 502 quilômetros ao norte da Capital) participaram do Projeto Saúde na Escola. O término dos trabalhos, ocorrido na última terça-feira (26.11), mobilizou toda a comunidade escolar.
Segundo o autor do projeto, professor Wagner Rossi, foram realizadas palestras sobre os temas, bem como sobre a importância de uma alimentação saudável para a qualidade de vida além de testes de glicemia e pressão arterial. O projeto foi realizado em parceira com a secretaria de saúde do município.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
O evento foi realizado pelos alunos do 3º ano vespertino que coletaram os dados. Numa segunda etapa, foi sugerido também um prévio mapeamento do histórico familiar desses alunos pela responsável da Secretaria de Saúde no Projeto, Nádia Capistrano, que ficou encarregada de orientar aos pais ou responsáveis sobre a necessidade de acompanhamento e exames complementares.
Wagner Rossi explica que o projeto surgiu quando a escola fazia um treinamento de redação do 3º ano, e os professores perceberam que alguns alunos passaram mal, com pressão alta e outros sintomas preocupantes.
Eu e demais professores não sabíamos os motivos. Como os alunos precisavam fazer pesquisas com dados reais para trabalhar a dissertação, resolvemos aproveitar o momento e fazer uma pesquisa com todos os alunos. As turmas se dividiram e conseguiram fazer um questionário com todos os alunos dos três turnos. Ao mesmo tempo, técnicos da Secretaria de Saúde do município aferiram a pressão e mediram a glicemia não só dos alunos como de todos os profissionais da educação, acrescenta.
A próxima etapa foi tabular os dados, com o auxílio de uma professora de matemática e os dados foram utilizados na produção das redações. Os alunos com problemas de saúde foram encaminhados para um tratamento adequado. Mas a questão é mais ampla. Fizemos um trabalho de prevenção, pois a saúde é feita de prevenção, comemora o professor.