As ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em relação ao novo ensino médio foram debatidas nesta sexta-feira (06.09) no auditório da Secretaria. O encontro também discutiu a realização de um diagnóstico com os alunos, para saber o que eles pensam sobre o ensino. Participaram da reunião coordenadores escolares, assessores pedagógicos e formadores do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro) de Cuiabá.
O encontro teve a presença da secretária de Estado de Educação Marioneide Kliemaschewsk, que em seu discurso de abertura lembrou que é importante focar nos alunos, na sala de aula, na formação continuada e também na avaliação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
A secretária adjunta de Gestão Educacional, Rosa Luzardo, explicou a necessidade de trabalhar algumas temáticas que os professores estão desenvolvendo em sala de aula no ensino médio. É um trabalho iniciado com as 12 escolas pilotos que será expandido gradativamente para todo o Estado, adiantou.
A assessora pedagógica de Cuiabá Luciene Veloso avaliou como positivo o encontro, principalmente para os coordenadores pedagógicos que vão levar as novas diretrizes às suas respectivas escolas. O ensino médio precisa desse fortalecimento. As escolas estão se ajustando, assinala.
Quem também compartilha da mesma opinião de Luciene é o coordenador pedagógico Josenil Araújo dos Santos, da EE Mercedes de Paula Soda, de Várzea Grande. Precisamos trabalhar com afinco no ensino médio, pois o perfil é diferente do ensino fundamental. Nessa mudança, precisamos esclarecer todos os pontos, explicou.
Segundo o coordenador do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Isaltino Alves Barbosa, outro ponto de destaque foi a definição de um questionário que será encaminhado para as escolas e respondido on-line pelos alunos, que farão uma análise do ensino e sobre a escola que têm e a que querem.
O coordenador explicou que o encontro foi ampliado para poder ter a presença de participantes das escolas Cuiabá e de Várzea Grande que atendem o ensino médio, além da participação de formadores do Cefapro de Cuiabá e assessores pedagógico das duas cidades.