O prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, publicou nas redes sociais, nesse domingo (7/12), um vídeo com orientações sobre como imigrantes devem agir em abordagens do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE). A mensagem foi divulgada após agentes federais realizarem uma operação em Manhattan, que gerou protestos no bairro da Canal Street.
No vídeo publicado nas redes sociais, Mamdani afirma que pretende proteger os cerca de 3 milhões de imigrantes que vivem na cidade, e incentiva a população a manter a calma nessas situações.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
“Todos nós podemos enfrentar o ICE se conhecermos nossos direitos”, declarou. Ele ressaltou que Nova York “é e sempre será uma cidade para todos os imigrantes” e pediu que os moradores “protejam seus vizinhos”.
Filho de imigrantes e prestes a se tornar o primeiro prefeito muçulmano da história da cidade, o socialista assume o cargo em 1º de janeiro.
Mamdani explicou que, nos Estados Unidos, qualquer pessoa tem o direito de recusar conversas com agentes federais, gravar as abordagens — desde que sem interferir — e negar pedidos de entrada em locais privados.
Segundo ele, agentes do ICE não podem acessar residências, escolas ou áreas privadas de ambientes de trabalho sem um mandado judicial. “Você tem o direito de dizer: ‘Não dou meu consentimento para que entrem e tenho o direito de manter a porta fechada’”, afirmou.
Mamdani também alertou que o ICE pode apresentar documentos alegando ter autorização para deter alguém, mas enfatizou que a agência tem permissão legal para mentir durante abordagens. “Você tem o direito de permanecer em silêncio”, disse. Caso a pessoa seja detida, recomendou que pergunte repetidamente: “Estou livre para ir?”, até obter uma resposta.
Onda de protestos
A publicação ocorre após novas ações federais de fiscalização migratória em Nova York e em meio a uma onda de protestos contra esse tipo de operação. Em outubro, outra tentativa de detenção na região da Canal Street gerou mobilização de moradores e ativistas.
Semanas antes da gravação, Mamdani teve uma reunião considerada cordial com o presidente Donald Trump no Salão Oval. A administração Trump tem intensificado operações do ICE em várias cidades do país, incluindo Nova Orleans, e mantém pressão sobre governos locais que se opõem às ações federais.
No vídeo, o prefeito eleito reforçou a promessa de governar em defesa da comunidade imigrante. “Nova York sempre acolherá imigrantes, e lutarei todos os dias para proteger, apoiar e celebrar nossos irmãos e irmãs imigrantes”, concluiu.



















