A indústria automotiva do Brasil registrou queda tanto na produção quanto na venda de veículos em novembro deste ano. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (8/12) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Principais dados
Segundo a entidade, a produção de veículos no país recuou 11,6% no mês passado, na comparação com outubro deste ano. Em novembro, foram produzidas 219,1 mil unidades, ante 247,8 mil em outubro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
As vendas de veículos, por sua vez, caíram 8,5% em novembro, na base de comparação mensal, com 238,6 mil veículos emplacados no país (ante 260,7 mil em outubro).
De acordo com os dados da Anfavea, as exportações registraram baixa de 12% no mês passado, com 35,7 mil unidades exportadas no período. Em outubro, foram 40,6 mil.
Acumulado do ano
De acordo com a Anfavea, a produção acumulada de veículos no Brasil nos 11 primeiros meses de 2025 alcançou 2,4 milhões de unidades, o que representou uma alta de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado (2,3 milhões).
O resultado positivo entre janeiro e novembro foi alavancado pelo segmento de automóveis, com 1,8 milhão de unidades produzidas (crescimento anual de 5,2%). O levantamento inclui veículos leves, caminhões e ônibus.
“O que nos preocupa é quando olhamos para a relação anual. Em novembro do ano passado, a taxa Selic estava na casa de 11% e hoje estamos em 15%. O componente Selic e taxa de juro para pessoa física importam muito na relação de um ano para o outro”, afirmou o presidente da Anfavea, Igor Calvet, em entrevista coletiva.
















