Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

08 de Dezembro de2025


Área Restrita

DESTAQUES Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025, 13:35 - A | A

Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025, 13h:35 - A | A

Tren de Aragua

Saiba quem é a modelo venezuelana Rosita e por que ela foi sancionada pelos EUA

Jimena Araya trabalha como atriz, influenciadora e DJ, e foi acusada de ajudar a organização criminosa Tren de Aragua

Administração

 

Em meio à crescente tensão entre Estados Unidos e Venezuela, o Departamento do Tesouro norte-americano congelou os bens de seis pessoas ligadas a grupos criminosos. Entre elas está a modelo, atriz e DJ Jimena Romina Araya Navarro, conhecida como Rosita.

Aos 42 anos, a mulher foi vinculada à organização criminosa Tren de Aragua, classificada como grupo terrorista por Donald Trump. Ela é acusada de fornecer “apoio material” à quadrilha e de ter ajudado o líder, Niño Guerrero, a fugir da prisão em 2012.

Segundo a BBC, a mãe de Rosita negou as acusações e afirmou que tudo não passa de uma “campanha difamatória”. A influenciadora, que acumula milhões de seguidores nas redes sociais, ainda não se pronunciou sobre as sanções de Trump. 

Jimena nasceu em 1983 na cidade de Maracay, capital do estado de Aragua, e ficou conhecida como Rosita por interpretar uma personagem de mesmo nome na televisão venezuelana. Ela também atua como modelo, posando principalmente para fotos de biquíni. 

Além da carreira na TV e na internet, a mulher trabalha como DJ e se apresenta em casas noturnas como a Maiquetía VIP, em Bogotá, na Colômbia. A propriedade pertence a Eryk Landaeta, que também foi sancionado pelos Estados Unidos por usar festas para lavar dinheiro e traficar drogas.

Rosita chegou a se apresentar na prisão de Tocorón quando o local era controlado pelo grupo Tren de Aragua. Segundo as autoridades, foi assim que ela teria colaborado para a fuga de Niño Guerrero. A suspeita é que o criminoso contava com ajudantes tanto dentro quanto fora do presídio, incluindo a venezuelana que fez um show no local no mesmo dia.

De acordo com a BBC, Jimena ainda está na Venezuela, com todos os bens congelados.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]