O Fantástico mostra como funciona o maior navio de guerra do mundo. Confira os detalhes dessa máquina de guerra na reportagem no vídeo acima.
O USS Gerald R. Ford, dos Estados Unidos, é um gigante nuclear que custou mais de US$ 24 bilhões – ou R$ 127 bilhões – valor mais alto do que o produto interno bruto da maioria das capitais brasileiras.
Desde setembro, as Forças Armadas americanas já mataram mais de 80 pessoas numa campanha de combate ao narcotráfico, quando passou a bombardear barcos no mar do Caribe e no Oceano Pacífico. Segundo o governo dos EUA, as embarcações transportavam drogas.
No início deste mês, o porta-aviões saiu do Mar Mediterrâneo e chegou ao mar do Caribe, trazendo tensão a países da região.
O secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, anunciou oficialmente nas redes sociais a operação Lança do Sul. Depois, o presidente Donald Trump afirmou que os EUA avançaram muito com a Venezuela para barrar a entrada de drogas no país.
Segundo o professor de Ciências Políticas na Academia Naval dos EUA John Polga-Hecimovich, a Venezuela do ditador Nicolás Maduro tem um sistema de defesa aérea de fabricação russa. E, nesta semana, Maduro disse que não quer guerra.
Reportagem da revista americana "The Atlantic" afirma que Nicolás Maduro estaria disposto a negociar com os EUA uma renúncia em segurança, para poder viver livre no exterior. O que se sabe é que comandantes americanos já apresentaram a Trump opções militares, incluindo o uso de forças de operações especiais e ações diretas dentro da Venezuela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Z/2/BSCBPVT6AOOPxBYKPeFg/geraldford.png)
USS Gerald R. Ford, que chegou ao mar do Caribe — Foto: Reprodução/TV Globo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/W/eGgoUpTJWxbg2Lhgy4nA/251028-info-cerco-dos-eua-no-caribe-atualizado.jpg)
Mapas mostram cerco dos EUA contra a Venezuela — Foto: Dhara Assis/Arte g1

















