O navio militar russo Kareliya, usado para espionagens, foi visto a alguns quilômetros da costa do Havaí, nos Estados Unidos. Segundo a Guarda Costeira americana, ele está sendo observado e monitorado ativamente.
O avistamento ocorreu a proximadamente 15 milhas náuticas ao sul de Oahu. O caso foi em 29 de outubro e ele continua pela região. Apesar disso, os Estados Unidos informaram sobre o caso apenas nessa quinta-feira (13).
Um helicóptero e um navio da Guarda Costeira responderam imediatamente e, desde então, vêm monitorando o navio de inteligência russo da classe Vishnya.
'Agindo em conformidade com o direito internacional, o pessoal da Guarda Costeira está monitorando as atividades da embarcação russa perto das águas territoriais dos EUA para garantir a segurança marítima das embarcações americanas que operam na área e para apoiar os esforços de defesa do território americano', afirmou a Guarda Costeira em comunicado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_d975fad146a14bbfad9e763717b09688/internal_photos/bs/2025/m/I/eODw4iSVAAQEQlxehqRg/captura-de-tela-2025-11-14-121319.png)
Embarcação militar russa monitorada na costa dos Estados Unidos. — Foto: Reprodução/Distrito da Oceania da Guarda Costeira dos EUA
A Guarda diz que as embarcações militares estrangeiras possuem permissão para operar fora das águas de outro país, desde que estejam a 12 milhas náuticas da costa. O comunicado afirma que a embarcação é monitorada de forma rotineira para 'garantir a segurança das águas americanas'.
'Trabalhando em conjunto com parceiros e aliados, nossas equipes monitoram e respondem à atividade de embarcações militares estrangeiras perto de nossas águas territoriais para proteger nossas fronteiras marítimas e defender nossos interesses soberanos', disse o capitão Matthew Chong, chefe de resposta do Distrito da Oceania da Guarda Costeira.
A Embaixada da Rússia em Washington não comentou o caso.

















