Com os recentes casos de gripe aviária registrados no Rio Grande do Sul, medidas de contenção e fiscalização ampliada sobre granjas relacionadas a aves de corte e de postura, estão sendo tomadas.
A expectativa é que em menos de 30 dias, não confirmados novos casos, os protocolos tenham sido cumpridos e posterior a isso, após mais algum tempo as exportações sejam retomadas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Nestes casos, economias fortes como a do próprio país (terceiro maior produtor mundial), praticamente o maior exportador, as do estado de Mato Grosso, que é o oitavo maior produtor do país, são ainda mais visadas.
E no caso de Primavera do Leste, onde está a Unidade do Grupo Mantiqueira, com uma produção considerada a terceira maior do país, igualmente sempre há cuidados ainda maiores, mesmo que as próprias empresas cumpram seus protocolos.
E com isso se destaca o Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA), que mantém fiscalização e protocolos rígidos em todo o estado, no que diz respeito principamente à avicultura comercial.
Leia na edição impressa do Jornal O Diário desta quarta-feira, 21, praticamente todas as informações a esse respeito.