Mato Grosso figura entre os três melhores estados brasileiros no quesito emprego e renda, segundo dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2023.
O estado aparece em terceiro lugar no ranking nacional, ao lado de São Paulo, com 85,1% dos seus municípios classificados com desenvolvimento alto ou moderado neste indicador.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Já quando o assunto é município, Primavera do Leste ocupada a segunda posição entre as dez cidades mais desenvolvidas do estado, atingindo índice de 0,805 (quanto mais próximo de 1 maior a pontuação). Neste caso ela pode ser considerada "de alto desenvolvimento", sendo que somente ela e Lucas do Rio Verde (primeira, com 0,816), ultrapassaram essa casa decimal.
Entre todos os municípios do país, Primavera está na posição de número 225.
Criado em 2008 e atualizado neste ano com nova metodologia, o IFDM é composto pelos indicadores de Emprego & Renda, Saúde e Educação e varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento socioeconômico.
No caso primaverense, fazendo-se o recorte por indicadores consolidados, porém de forma separada o principal resultado está atrelado a Emprego e Renda: 0,930; seguido pela Saúde, 0,744 e Educação, com 0,739.
O ano base de 2023, que considera os últimos índices, foi o primeiro em dez anos que o município ultrapassou a nota 08.
O contraste no desenvolvimento municipal fica evidente quando se observa o outro extremo da lista: Nova Nazaré, com apenas 0,3326 pontos, ocupa a última posição no estado e a 5.563ª colocação nacional, configuração na faixa de "desenvolvimento crítico".