Entre os dias 18 e 25 de maio o Corpo de Bombeiros Militar em todo o estado de Mato Grosso tem realizado as ações visando conscientiar sobre a prevenção e conscientização ao período de queimadas.
E em Primavera o cronograma tem sido intenso, com um trabalho diversificado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
"Estamos entrando no período de estiagem e diante disso a necessidade de nos prepararmos para enfrentar este momento mais crítico. Por isso estamos realizando palestras em escolas, divulgação junto à mídia, efetuando parcerias sobretudo com o Sindicato Rural, no intuito de disseminar estas informações da melhor e da mais ampla forma possível", explica o comandante dos Bombeiros em Primavera, Major Bruno Iop.
A ideia é conscientizar aos cidadãos para que evitem situações relacionadas aos incêndios e que denunciem, caso vejam algo suspeito ou até mesmo alguém colocando fogo, às autoridades policiais.
Sobre quem for pego provocando incêndio seja na área rural, no período proibitivo, ou na área urbana (onde sempre é proibido), "será preso em flagrante delito e conduzido à Delegacia, sendo que além da prisão, deverá pagar multa e continuar a responder na justiça", exlica o Comandante.
As ações são voltadas à área urbana (terrenos baldios e abandonados, os quais são mais suscetíveis ao fogo), bem como na área rural, notificando aos produtores para que realizem ações preventivas.
Lermbrando que a Semana de Prevenção e Preparação para os Incêndios Florestais é apenas um momento de intesificação, mas o Corpo de Bombeiros mantém, ao longo de todo o ano, um trabalho voltado à prevenção e conscientização.