Na tarde desta sexta-feira, no auditório das salas das Promotorias do Ministério Público em Primavera do Leste, foi realizada a apresentação do "Núcleo de Defesa da Vida", conduzida pela promotora de Justiça Criminal, Tessaline dos Santos.
Participou do encontro um público bastante diversificados: representantes da Polícia Militar, Civil, Politec, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, assistência social de hospitais, secretarias de Educação, Saúde e Ação Social, entre outros convidados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Primavera é uma das cinco únicas cidades do estado a contar com o serviço, criado desde 2022 e segundo explica a promotora ele "tem por objetivo prestar um atendimento gratuito às vítimas e familiares de vítimas de crimes dolosos contra a vida".
Se encaixam nessa categoria, os homicídios, instigação e auxílio participação aos suicídios, abortos e infanticídios ocorridos no município, bem como atos infracionais, além de atendimento a vítimas de latrocínio.
"O Núcleo presta assistência jurídica, social e psicológica a essas pessoas e realmente posicioná-la dentro dos seus direitos no Processo Penal brasileiro, em especial na nosss Comarca", explica.
O atendimento, via de regra inicia quando é oferecida a denúncia contra o acusado. A partir da investigação finalizada, o inquérito encaminhado para a Promotoria, inicia-se o atendimento, encaminhando a denúncia para a vítima ou familiar e já colocando o Núcleo à disposição.
Havendo a necessidade o trabalho é iniciado já na investigação, uma vez que o processo de luto se inicia naquele momento e a dor não pode esperar.
Com relação a serem apenas cinco núcleos Tessaline considera "um privilégio e Primavera conta com esse serviço para a população", finaliza.