Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

15 de Janeiro de2026


Área Restrita

DESTAQUES Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026, 08:53 - A | A

Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026, 08h:53 - A | A

“Não é digna de ser evangélica”

Malafaia diz que Damares será “leviana e linguaruda” se não provar denúncia

Líder religioso cobra divulgação de nomes de igrejas citadas em fraudes no INSS e afirma que, sem isso, senadora “não é digna de ser evangélica”

Administração

 
Poliana Santos, da CNN Brasil, São Paulo
Foto-X.com
 

O pastor Silas Malafaia confrontou a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) nesta quarta-feira (14) e exigiu que ela comprove a suposta relação entre igrejas eas fraudes em benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

 

Para o líder religioso, a declaração da senadora configura uma “acusação séria” e, sem a divulgação dos nomes envolvidos, ela não passa de uma “leviana linguaruda”.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

 

“Como é que é? Uma acusação gravíssima dessa e a senhora não dá os nomes dos grandes líderes evangélicos e das grandes igrejas que estão envolvidos na falcatrua da roubalheira dos aposentados do INSS?. Ou a senhora dá os nomes, ou é uma leviana linguaruda. A acusação é grave e séria. E diga também quem pediu para a senhora calar a boca”, afirmou Malafaia em vídeo publicado na rede social X (antigo Twitter).

Em tom exaltado, o pastor mandou a senadora “calar a boca” e disse que a divulgação dos nomes ajudaria a liderança evangélica a lidar com o caso.

“A senhora guarde a sua língua. Se não tem os nomes e as provas, cale a boca. Se tem, denuncie pelo bem da igreja. A liderança evangélica está indignada com sua postura covarde e vergonhosa. A senhora não é digna de ser chamada evangélica. Estou esperando os nomes”, completou.

Em resposta, por meio de nota à imprensa, Damares divulgou a lista de nomes e instituições religiosas citadas nos requerimentos apresentados no âmbito da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS.

A senadora também relembrou sua atuação na comissão e afirmou ter sido a autora do requerimento que resultou na criação da CPMI, em 2025.

Segundo Damares, os pedidos têm como base “indícios concretos identificados em documentos oficiais, especialmente Relatórios de Inteligência Financeira  e informações da Receita Federal do Brasil”.

Entre os requerimentos apresentados, estão:

  • REQ 2746/2025 – Transferência de sigilo da Adoração Church;
  • REQ 2745/2025 – Transferência de sigilo da Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo;
  • REQ 2635/2025 – Transferência de sigilo do Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch);
  • REQ 2636/2025 – Convite a Cesar Belucci do Nascimento, líder religioso, para comparecer à CPMI;
  • REQ 2638/2025 e REQ 2734/2025 – Convocação de André Machado Valadão, líder religioso, para prestar depoimento;
  • REQ 2728/2025 – Transferência de sigilo de André Machado Valadão;
  • REQ 2639/2025 – Convite a Péricles Albino Gonçalves, líder religioso, para comparecer à CPMI;
  • REQ 2642/2025 – Convite a Fabiano Campos Zettel, empresário e líder religioso, para comparecer à CPMI;
  • REQ 2826/2025 – Convite a André Fernandes, líder religioso, para comparecer à CPMI;
  • REQ 2640/2025 – Transferência de sigilo da Igreja Evangélica Campo de Anatote.

Por fim, a senadora afirmou que os documentos ainda estão em análise e reiterou o compromisso com uma apuração responsável.

“Esses documentos estão sendo analisados com rigor e responsabilidade, sempre respeitando o devido processo legal, a presunção de inocência e a transparência que se espera de uma investigação parlamentar séria”, concluiu.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]