Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

14 de Janeiro de2026


Área Restrita

DESTAQUES Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026, 16:12 - A | A

Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026, 16h:12 - A | A

Operação Compliance Zero

PF encontra pilhas de dinheiro em operação contra o Banco Master

Entre os alvos de busca e apreensão está novamente o banqueiro Daniel Vorcaro, que já havia sido preso na primeira etapa da operação

Administração

 
Metrópoles
Foto-Única News
 

Durante as buscas realizada no âmbito da segunda fase da Operação Compliance Zero, deflagrada na manhã desta quarta-feira (14/1), a Polícia Federal (PF) apreendeu uma grande quantia em dinheiro, além de carros, joias e relógios importados. As imagens foram divulgadas pela corporação.

Banco Master: PF cumpre novas buscas contra Daniel Vorcaro
 

investigação apura suspeitas de irregularidades envolvendo o Banco Master. Entre os alvos de busca e apreensão está novamente o banqueiro Daniel Vorcaro, que já havia sido preso na primeira etapa da operação, realizada em novembro do ano passado. O pai, a irmã, o cunhado e um primo dono do Master também são alvos. 
 
 
PF encontra pilhas de dinheiro em operação contra o Banco Master - destaque galeria
9 imagens
Dinheiro apreendido pela PF na operação contra o Banco Master
PF encontra pilhas de dinheiro em operação contra o Banco Master - imagem 3
PF encontra pilhas de dinheiro em operação contra o Banco Master - imagem 4
Relógios apreendidos em operação contra pessoas ligadas a Daniel Vorcaro
Mandados contra pessoas ligadas a Vorcardo são cumpridos nesta quarta

Fabiano Zettel, cunhado do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi detido no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no momento em que se preparava para embarcar em um voo com destino a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Outro alvo de busca da Compliance Zero é o empresário e investidor Nelson Tanure, conhecido no mercado brasileiro por investir em empresas com dificuldades financeiras. 

O empresário João Carlos Mansur também está na mira da PF. Fundador da Reag Capital Holding, ele já havia sido alvo da PF em outubro de 2025, sob suspeita de contribuir para o esquema que utilizava fundos de investimento para ocultar patrimônio de investigados ligados ao comércio de combustíveis.

A PF também cumpre mandados de busca na Sefer Investimentos DTVM, Clínica Mais Médicos S.A., Acura Gestora de Recursos LTDA e WNT Gestora de Recursos LTDA.

O novo desdobramento da investigação foi possível a partir da análise de provas reunidas na fase inicial. O material levou os investigadores a identificar indícios adicionais de irregularidades, o que motivou a nova ação contra o grupo investigado. 

Nesta etapa, os investigadores cumprem 42 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados em São Paulo, na Avenida Faria Lima, além da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, além bloqueio de bens no valor de R$ 5,7 bilhões. As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.

Defesa de Vorcaro

Em nota, a defesa do dono do Master “informa que tomou conhecimento da medida de busca e apreensão e reafirma que o Sr. Vorcaro tem colaborado integral e continuamente com as autoridades competentes. Todas as medidas judiciais determinadas no âmbito da investigação serão atendidas com total transparência”.

“O Sr. Vorcaro permanece à disposição para prestar esclarecimentos sempre que solicitado, reforçando seu interesse no esclarecimento completo dos fatos e no encerramento célere do inquérito. A defesa reitera confiança no devido processo legal e seguirá atuando nos autos para que as informações sejam tratadas de forma objetiva e dentro dos limites constitucionais”.

Banco Central

A operação ocorre em meio a um movimento paralelo no âmbito institucional. Na noite de segunda-feira (12), o Banco Central retirou os embargos de declaração apresentados ao Tribunal de Contas da União (TCU), que questionavam a decisão do relator, ministro Jhonatan de Jesus, de determinar uma inspeção no órgão regulador sobre procedimentos relacionados ao Banco Master. 

A retirada do recurso foi formalizada após reunião entre o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo. Com isso, o recurso deixou de ser analisado pelo plenário do tribunal, previsto para o próximo dia 21.

Segundo o presidente do TCU, a Corte não pretende interferir na decisão do Banco Central sobre a liquidação do Banco Master, mas quer ter acesso à documentação para verificar a regularidade do processo. O Banco Central, de acordo com Rêgo, concordou em fornecer as informações solicitadas.

A desistência dos embargos foi registrada oficialmente na manhã de terça-feira (13) pela AudBancos, área técnica do TCU responsável pela fiscalização de processos ligados ao sistema financeiro.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]