O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que o país não vai parar de enriquecer urânio, e prometeu uma “lição” ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração ocorreu nesta terça-feira (23/9), enquanto líderes mundiais se reúnem em Nova York, na 80ª Assembleia Geral da ONU.
“Não vamos desistir do enriquecimento de urânio, vamos continuar”, disse o mandatário do Irã. “O povo iraniano vai dar uma lição em Trump ou em qualquer outro que queira tirar o enriquecimento de nós. Nosso programa nuclear não pode ser eliminado por bombardeios. Não vamos nos render às exigências”, completou.
Em discurso televisivo, Khamenei revelou que o Irã “desfruta de um alto nível de enriquecimento de urânio”, apesar da guerra dos 12 dias com Israel, quando instalações nucleares iranianas foram atingidas por bombardeios — incluindo um realizado pelos EUA.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
O líder religioso e político voltou a afirmar que o regime iraniano não busca construir armas nucleares, como prevê uma fatwa (decreto religioso) emitida por ele mesmo em 2004. Ainda assim, Khamenei disse que o país possuí cientistas nucleares prontos para “assumir qualquer tarefa”.
Negociações com os EUA
Sobre uma possível retomada das negociações nucleares com os EUA, interrompidas desde junho após Israel atacar o Irã, o líder supremo iraniano as classificou como “inúteis”.
De acordo com Khamenei, o governo norte-americano já “predeterminou” o resultado das conversas, que seria o fim do enriquecimento de urânio no Irã.
“Com base em tudo isso, digo que não devemos negociar com os Estados Unidos”, disse. “Talvez em 20 ou 30 anos seja diferente, mas por enquanto é inútil. Só serve ao Trump”.