O maior navio de guerra da América Latina, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, desembarcará no Porto de Belém na próxima quinta-feira (25).
Todo o material será utilizado na Operação “Atlas”, treinamento conjunto da Marinha, Exército e Aeronáutica que se estende até dezembro. O navio também integra o Comando Conjunto Operacional Marajoara, criado pelo Ministério da Defesa para coordenar a segurança da COP30.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Essa será a segunda vez que o NAM “Atlântico” aporta em Belém. Em 2023, a embarcação já havia reforçado o esquema logístico durante a Cúpula da Amazônia.
- O Atlântico tem 208 metros de comprimento, equivalente a um prédio de 40 andares e comporta até 1.400 militares em missões.
- O navio pode operar com até 18 aeronaves e é projetado para controle de áreas marítimas, projeção de poder sobre terra e mar, além de missões humanitárias, como apoio em desastres naturais e evacuações.
- Construído na década de 1990, o navio foi adquirido do Reino Unido em 2018. Sua versatilidade reafirma o papel estratégico da Marinha no apoio a grandes operações.
A importância da COP30
A COP30 reunirá chefes de Estado, autoridades internacionais, cientistas, jornalistas e representantes da sociedade civil em Belém. O encontro deve atrair mais de 50 mil participantes de 190 países, tornando-se o maior evento internacional já realizado na Amazônia.
A conferência é considerada decisiva, pois marcará os 10 anos do Acordo de Paris, quando os países deverão apresentar metas mais ambiciosas para redução das emissões de gases de efeito estufa.
Visitação pública
O NAM “Atlântico” estará aberto para visitação no cais da Ocrim (ao lado do Ver-o-Rio), das 14h às 18h, em quatro datas:
- 27 e 28 de setembro (sábado e domingo)
- 03 e 04 de outubro (sexta e sábado)