Terça-feira, 23 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,34 | EURO R$ 6,31

23 de Setembro de2025


Área Restrita

DESTAQUES Terça-feira, 23 de Setembro de 2025, 08:18 - A | A

Terça-feira, 23 de Setembro de 2025, 08h:18 - A | A

Em Nova York

Lula faz nesta terça (23) discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU

Dezenas de líderes mundiais estão nos Estados para participar dos debates na conferência, que começam às dez da manhã, pelo horário de Brasília

Por Redação-CBN
Foto-Brasil de Fato
 
 

O presidente Lula fará nesta terça-feira (23) o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Dezenas de líderes mundiais estão nos Estados para participar dos debates na conferência, que começam às dez da manhã, pelo horário de Brasília.

No discurso, Lula deve falar sobre multilateralismo, soberania, questões climáticas e as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Logo depois do pronunciamento de Lula, será a vez do presidente americano Donald Trump discursar. É a primeira vez que os dois estarão num mesmo evento desde o anúncio do tarifaço e não há nenhuma reunião prevista entre eles.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

A fala de Lula ocorre no dia seguinte à nova rodada de sanções do governo americano contra cidadãos brasileiros como reação à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nessa segunda-feira (22), Lula voltou a dizer que Trump não é o imperador do mundo e que é "inacreditável" promover um tarifaço de 50% às exportações brasileiras para os Estados Unidos devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por golpe de Estado.

Em entrevista à emissora de televisão americana PBS, o presidente reafirmou que não há justificativa comercial para o tarifaço e que está disposto a negociar com o governo americano, desde que haja abertura diplomática por parte dos Estados Unidos:

Nessa segunda, Lula participou em Nova York de uma conferência internacional em que a França e outros países reconheceram o Estado da Palestina. Agora, cerca de 75% dos 193 membros da ONU reconhecem o Estado Palestino. Itália, Alemanha e Estados Unidos estão fora dessa lista.

No discurso, Lula acusou Israel de exterminar o povo palestino na Faixa de Gaza.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]