As fortes tempestades que atingiram Santa Catarina no fim de semana continuaram ao longo da madrugada desta segunda-feira (22), provocando estragos em diversas regiões do estado. O município mais afetado foi Barra Bonita, no Extremo-Oeste, onde a Defesa Civil confirmou a passagem de um tornado.
Além do fenômeno, outros municípios registraram prejuízos causados por vendavais, alagamentos e queda de granizo. Conforme a Defesa Civil, cerca de 166 casas foram afetadas em 20 municípios do estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Em Entre Rios, também no Oeste, ao menos 41 residências e propriedades rurais foram destelhadas. Já em Ipuaçu, Bom Jesus, São Lourenço do Oeste, Passos Maia, Marema e Xanxerê, os temporais provocaram quedas de árvores, destelhamentos e falta de energia elétrica.
No município de Maravilha, os alagamentos atingiram pontos já conhecidos por ocorrências semelhantes. Em alguns locais, a água chegou a invadir estabelecimentos comerciais, mas sem registros de danos graves.
Maravilha registrou alagamentos no fim de semana, confira: – Vídeo: Divulgação/ND
Em Campos Novos, uma árvore caiu sobre um carro devido à força do vento. O motorista não se feriu, mas foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros para a retirada dos galhos.
Já em Monte Carlo, rajadas intensas de vento, granizo e chuvas torrenciais durante a madrugada de segunda-feira deixaram oito casas destelhadas e causaram quedas de árvores.

Tornado em Barra Bonita
A Defesa Civil confirmou que Barra Bonita foi atingida por um tornado no sábado (20). O fenômeno foi detectado pelo radar meteorológico de Chapecó, que apontou a presença de uma tempestade severa na região, acompanhada de granizo e fortes rajadas de vento.
Imagens de drone e levantamentos realizados no município mostraram um rastro de destruição característico desse tipo de fenômeno, com telhados arrancados, árvores retorcidas e derrubadas ao longo do trajeto.
Segundo o órgão, Barra Bonita foi um dos municípios mais atingidos: cerca de 30 casas ficaram destelhadas, árvores e postes de energia caíram, e a população chegou a ficar sem fornecimento de energia elétrica.