Sábado, 02 de Agosto de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,54 | EURO R$ 6,43

02 de Agosto de2025


Área Restrita

DESTAQUES Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 13:13 - A | A

Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 13h:13 - A | A

Uma pessoa morreu

Incêndio atinge dezenas de moradias em maior favela sobre palafitas do Brasil

Fogo atinge cerca de 100 moradias no Caminho São Sebastião, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo

Por g1 Santos 
Foto-G1 O Globo

Um incêndio atinge moradias construídas sobre palafitas na comunidade Caminho São Sebastião, em Santos, no litoral de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (1). De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, cerca de 100 moradias foram destruídas pelo fogo e uma pessoa morreu e outras ficaram feridas. Até o momento, não há informações detalhadas sobre a identidade da vítima.

O fogo começou, por volta das 7h40, e se espalhou rapidamente pela comunidade, que faz parte do complexo do Dique da Vila Gilda, a maior favela sobre palafitas do Brasil. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

 

O capitão do Corpo de Bombeiros, Thiago Pinheiro Duarte, informou à repórter Yasmin Braga, da TV Tribuna, afiliada da Globo, que 46 agentes e quinze viaturas foram mobilizados para combater o incêndio. A operação ocorreu em três frentes de combate, cobrindo uma área de 3 mil m².

Devido à dificuldade de acesso à comunidade, as chamas se alastraram rapidamente. Com o apoio dos moradores, as equipes conseguiram controlar o fogo. No momento, é realizado o trabalho de rescaldo, que consiste no resfriamento da área para evitar o reaparecimento das chamas.

"Nós não tivemos dificuldade com água, tivemos um apoio grande da Sabesp e as nossas viaturas das cidades vizinhas, que já é um procedimento do Corpo de Bombeiros, não é só bombeiro da cidade de Santos que está aqui atuando. Tem bombeiro de Cubatão, de São Vicente e das cidades vizinhas", apontou Duarte. 

Morte confirmada 

Incêndio atingiu comunidade na Zona Noroeste de Santos, SP — Foto: Abner Reis

Incêndio atingiu comunidade na Zona Noroeste de Santos, SP — Foto: Abner Reis

 

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, a equipe foi informada que senhora, de aproximadamente 60 anos, havia sido retirada de casa, mas decidiu voltar para pegar seus pertences, mesmo com o fogo já se espalhando.

No fim do combate, durante a fase de rescaldo, os bombeiros encontraram um corpo, que provavelmente seja dessa moradora. A perícia já foi acionada para fazer os procedimentos no local e identificar a vítima. 

Atendimento aos moradores 

O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), informou que a cidade já iniciou o cadastramento das famílias que perderam suas moradias no incêndio no no Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Bom Retiro, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 517, altos.

"Também (vamos) priorizar as pessoas em termos de abrigamento (checando) a disponibilidade de escolas para abrigo. (Para) as pessoas que não têm familiares e queiram ir para o abrigo", declarou o prefeito, após conversa com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que colocou a Secretaria de Habitação e a Defesa Civil à disposição para apoiar os trabalhos.

Rogério Santos destacou a importância do Fundo Social de Solidariedade de Santos como ponto de doações, como roupas, alimentos não perecíveis e água potável. As contribuições podem ser entregues na Avenida Conselheiro Nébias, 388, no bairro Encruzilhada.

 

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil Estadual veio a Santos para prestar apoio aos trabalhos e oferecer ajuda humanitária. As equipes vão entregar kits de higiene, de limpeza e cesta básica para atender as famílias na Rua Brigadeiro Faria Lima, 677.

Incêndio atinge moradias nas palafitas em Santos, SP — Foto: Yasmin Braga/g1

Incêndio atinge moradias nas palafitas em Santos, SP — Foto: Yasmin Braga/g1 

Correria e perigo 

Em meio a chamas, muitos moradores correm para pegar documentos, móveis e eletrodomésticos, como fogões e geladeiras, das moradias que estão sendo atingidas. 

O que são palafitas? 

As palafitas feitas de estacas de madeira utilizadas para sustentar moradias construídas sobre a água. A maioria das habitações do aglomerado foram feitas do mesmo material, o que oferece os seguintes riscos aos moradores: 

  • Maré: A instabilidade causada pela maré alta do rio causa avarias nas moradias. O mesmo fator também atrapalha a locomoção dos munícipes, já que as ruas são ligadas por tábuas de madeira e outros materiais improvisados.
  • Fogo: Infelizmente, os incêndios também são ocorrências comuns no dique. 

O censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 apontou que 3,5 mil famílias vivem no Dique da Vila Gilda, localizado às margens do Rio dos Bugres, na Zona Noroeste da cidade.

Parque Palafitas 

O projeto-piloto do Parque Palafitas prevê a construção de 60 unidades habitacionais no Dique da Vila Gilda. Elas têm como objetivo estabelecer uma nova forma de ocupação nas áreas de mangues, promovendo o bem-estar dos moradores e a recuperação ambiental.

A execução do projeto foi possível graças à cessão, pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU), do Governo Federal, de uma área localizada no Dique da Vila Gilda à Prefeitura de Santos, em janeiro deste ano.

Ao todo, serão seis conjuntos habitacionais - quatro de apartamentos, totalizando 44 unidades, e dois de casas, cada um com oito residências térreas. Também haverá a construção de dois prédios comerciais e um edifício para associação de moradores.

As habitações terão piso e paredes de painéis de madeira laminada, para preservar a comunidade local. Serão removidas apenas as habitações mais vulneráveis junto à água para permitir a regeneração do mangue e criar espaços de lazer, chamados de respiros.

Segundo a prefeitura, o Parque contará com iluminação pública e saneamento básico. Os prédios comerciais e institucionais terão energia solar, e haverá espaços para lazer e comércio, além de equipamentos públicos e áreas para regeneração do mangue.

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]