Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

07 de Janeiro de2026


Área Restrita

DESTAQUES Terça-feira, 06 de Janeiro de 2026, 14:34 - A | A

Terça-feira, 06 de Janeiro de 2026, 14h:34 - A | A

Perda de fluídos

Acidente paralisa perfuração na Foz do Amazonas

Vazamento de fluido interrompe operação da Petrobras na Foz do Amazonas e atividades ficam suspensas por tempo indeterminado

Administração

Metrópoles
Foto-Investidor 10
 

Um acidente com vazamento de fluido de perfuração ocorrido no domingo (4/1) levou à paralisação das atividades em um poço exploratório na Foz do Amazonas. Embora a Petrobras tenha confirmado a paralisação das atividades, não informou oficialmente o tempo para a retomada da perfuração. 

Segundo a Petrobras, o incidente foi identificado durante uma operação de rotina, quando a equipe da plataforma percebeu a queda no nível do fluido de perfuração nos tanques, indicando perda do material. Após inspeção inicial sem anormalidades visíveis na superfície, um ROV (robô submarino operado remotamente) foi acionado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Em nota enviada ao Metrópoles, a Petrobras informou que a perda do fluido ocorreu em duas linhas auxiliares que conectam a sonda de perfuração ao poço Morpho, localizado a, aproximadamente, 175 quilômetros da costa do Amapá.

 
 
Acidente paralisa perfuração na Foz do Amazonas - destaque galeria
2 imagens
Sonda de perfuração NS-42

Segundo a empresa, o problema foi imediatamente contido e isolado, e as linhas serão trazidas à superfície para avaliação e reparo.

A estatal destacou ainda que não há problemas com a sonda nem com o poço, que permanecem em condições seguras de operação. “A ocorrência não oferece riscos à segurança da operação de perfuração”, detalhou a Petrobras. 

A empresa adotou todas as medidas de controle previstas e notificou os órgãos competentes. Segundo a nota, o fluido utilizado atende aos limites de toxicidade permitidos e é biodegradável, não representando risco ao meio ambiente ou à população.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]