Um acidente com vazamento de fluido de perfuração ocorrido no domingo (4/1) levou à paralisação das atividades em um poço exploratório na Foz do Amazonas. Embora a Petrobras tenha confirmado a paralisação das atividades, não informou oficialmente o tempo para a retomada da perfuração.
Segundo a Petrobras, o incidente foi identificado durante uma operação de rotina, quando a equipe da plataforma percebeu a queda no nível do fluido de perfuração nos tanques, indicando perda do material. Após inspeção inicial sem anormalidades visíveis na superfície, um ROV (robô submarino operado remotamente) foi acionado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Em nota enviada ao Metrópoles, a Petrobras informou que a perda do fluido ocorreu em duas linhas auxiliares que conectam a sonda de perfuração ao poço Morpho, localizado a, aproximadamente, 175 quilômetros da costa do Amapá.
Segundo a empresa, o problema foi imediatamente contido e isolado, e as linhas serão trazidas à superfície para avaliação e reparo.
A estatal destacou ainda que não há problemas com a sonda nem com o poço, que permanecem em condições seguras de operação. “A ocorrência não oferece riscos à segurança da operação de perfuração”, detalhou a Petrobras.
A empresa adotou todas as medidas de controle previstas e notificou os órgãos competentes. Segundo a nota, o fluido utilizado atende aos limites de toxicidade permitidos e é biodegradável, não representando risco ao meio ambiente ou à população.




















