A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, que mostra melhora na avaliação do governo Lula, quis saber ainda a opinião dos brasileiros sobre as propostas de anistia e a redução das penas para os condenados pelo 8 de janeiro. 52% dos brasileiros são contra diminuir as penas aos condenados pelos crimes de 8 de janeiro. Para eles, as penas foram justas. Outros 37% são a favor de diminuir as penas dos condenados, pois eles acham que elas foram muito duras. E 11% não souberam ou não responderam.
Já sobre a anistia, 47% se posicionaram contra, um aumento de 6% ante os 41% registrados na pesquisa anterior de agosto. Outros 35% são a favor da anistia para todos, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Uma diminuição de 1% em comparação com os 36% que defendiam essa medida no mês passado.
O levantamento revela ainda que o petista recuperou terreno até mesmo entre as famílias mais ricas. A base do apoio do petista, formada por mulheres, por quem mora no Nordeste e entre as famílias mais pobres, manteve as taxas de aprovação acima da desaprovação, mas chama a atenção que entre quem recebe mais de 5 salários mínimos, o petista teve um crescimento da aprovação, que subiu de 37% para 45%, enquanto aqueles que desaprovam Lula na mesma faixa da renda caíram de 60 para 52%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de outubro. Foram 2.004 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro geral estimada é de 2 pontos percentuais.