Assessoria
Foto-Assessoria
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Entre 29 de setembro e 03 de outubro, o Festival FETRAN – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito reuniu, em Cuiabá, dezenas de grupos que transformam o cotidiano em cena.
Entre eles, os alunos da Escola Municipal de Teatro – Sistema Faces de Ensino, de Primavera do Leste, apresentaram quatro montagens que nasceram dentro das salas de aula e ecoaram no palco do Cine Teatro de Cuiabá: A Princesa Garrancho - Polo Mãe Cidinha (categoria Infantil); Zum Zum Zum – Polo Centro Cultural Bairro Primavera II (categoria Infantil); O Caixeiro Viajante – Polo CRAS Mabília dos Santos Furtado (categoria Infantojuvenil); Pa-nela – Polo CRAS Mabília dos Santos Furtado (categoria Juvenil).
O que estava em jogo não era apenas um festival, mas a possibilidade de compreender o teatro como um espaço de educação e escuta, onde o trânsito, tema central do FETRAN, deixa de ser apenas um conjunto de regras e passa a ser um território de convivência, ética e responsabilidade.
Os espetáculos de Primavera do Leste se destacaram em várias categorias: Zum Zum Zum recebeu o prêmio de Espetáculo Destaque Infantil, e Pedro Heller foi reconhecido como Ator Destaque Infantil; A Princesa Garrancho e o Trânsito Encantado recebeu o prêmio de Cenário Destaque Infantil; O Caixeiro Viajante foi reconhecido nas categorias Espetáculo, Figurino e Maquiagem Infanto juvenil; Pá-nela foi premiado como Espetáculo Destaque Juvenil, além de receber os prêmios de Direção, Elenco e Ator Destaque (Pablo Dionizio).
Esses resultados são a materialização de um processo coletivo que há anos vem se desenhando na cidade. A Escola Municipal de Teatro – Sistema Faces de Ensino, mantida pela Associação Cultural Teatro Faces, atua de forma descentralizada em 12 polos, ocupando espaços comunitários, escolas e centros culturais. Mais de 400 alunos participam atualmente do projeto, que há 15 anos transforma a experiência teatral em um campo de aprendizagem, convivência e investigação estética. Participar do FETRAN é também reconhecer que o teatro pode ser uma forma de política pública, capaz de formar cidadãos atentos às relações que se constroem dentro e fora da cena.
Para Ana Paula Dorst, coordenadora da Escola Municipal de Teatro, o festival reafirma a importância da arte como linguagem de formação social: “O FETRAN é um exercício de cidadania. Nossos alunos aprendem que estar em cena é também estar no mundo, observar, cuidar e criar modos mais humanos de coexistência.”
A Escola Municipal de Teatro é uma realização da Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude – Secult.