Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, usou sua rede Truth Social, nesta terça-feira (27/5), para criticar duramente o governador da Califórnia, Gavin Newscum, que segue permitindo a participação de atletas trans em competições, apesar da ordem executiva assinada por Trump, no dia 5 de fevereiro, ter proibido.
“A Califórnia, sob a liderança do democrata de esquerda radical Gavin Newscum, continua a permitir ilegalmente que homens participem de esportes femininos”, escreveu Trump.
A atleta em questão é AB Hernandez, de Jurupa Valley. A jovem ficou em primeiro lugar no salto em distância feminino e no salto triplo no Encontro de Masters da Seção Sul da Federação Interescolar da Califórnia no fim de semana.
Em tom crítico, Trump afirmou que, nesta “semana, um atleta masculino em transição, em um grande evento, venceu ‘tudo’ e agora está qualificado para competir nas Finais Estaduais no próximo fim de semana. Como homem, ele era um competidor abaixo da média. Como mulher, essa pessoa em transição é praticamente imbatível. Isso não é justo e é totalmente degradante para mulheres”.
Ordem executiva
- Donald Trump emitiu uma ordem executiva, no dia 5 de fevereiro, que proíbe atletas trans de competirem em esportes femininos.
- Quando assinou a ordem, o presidente instruiu a secretária de segurança interna, Kristi Noem, a negar vistos a “homens tentando entrar fraudulentamente nos Estados Unidos enquanto se identificam como atletas mulheres” durante as Olimpíadas de 2028 em Los Angeles.
- O comunicado também instrui os oficiais consulares a examinarem certidões de nascimento quando a documentação conflitar e marcar todos os casos com “SWS25” para rastrear a execução em postos consulares em todo o mundo.
- No dia 24 de fevereiro, o Departamento de Estado dos Estados Unidos ordenou que as autoridades dos consulados neguem o visto, autorização necessária para entrar nos EUA, para atletas transexuais que tentam entrar no país para competições esportivas.
- O órgão ainda determinou que sejam emitidas proibições permanentes de visto para aqueles que “deturparem” o sexo de nascimento nas solicitações de visto.
Na postagem desta terça, Trump alertou: “Por favor, estejam cientes de que o financiamento federal em larga escala será retido, talvez permanentemente, se a Ordem Executiva sobre este assunto não for cumprida”.
Referindo-se a Gavin Newscum, o presidente dos EUA destacou que “o próprio governador disse que é “injusto”. “Falarei com ele hoje para descobrir qual caminho ele quer seguir. Enquanto isso, estou ordenando às autoridades locais, se necessário, que não permitam que a pessoa em transição compita nas Finais Estaduais. Esta é uma situação totalmente ridícula.”