A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) realizou nesta segunda e terça-feira,( 26 e 27), o segundo módulo da Academia de Liderança, com foco em comunicação. A formação voltada a produtores e delegados da entidade contou com um Media Training para aprimorar as habilidades de expressão, posicionamento e oratória.
Durante os dois dias de imersão os participantes exercitaram a fala em público, participaram de dinâmicas e entrevistas simuladas, e aprenderam técnicas fundamentais para se comunicarem de forma clara e assertiva. Para a delegada do núcleo de Cláudia, Alen Molina, o curso terá um impacto direto em sua atuação regional. “Hoje, a Academia de Liderança foi fundamental para o meu desenvolvimento. Como eu represento a Aprosoja MT na minha região, tenho que estar preparada para defender, informar e transmitir as informações que a gente tem aqui e levar para o produtor rural, e assim comunicar todos os projetos e ações que a entidade desenvolve”, afirma.
Conforme a delegada do núcleo de Nova Mutum, Stéfani Anção, a formação é essencial. “Eu acredito que todo preparo vem de uma base interior. Todos os temas relevantes ao agro, se você faz parte dele, você só precisa aprender a comunicar de forma clara, objetiva e transparente”, aponta. A associada do núcleo Vale do Arinos, Anita Piovesan, revela que enfrenta insegurança ao falar em público, mas tem buscado superar essa barreira. “Esse curso da Aprosoja MT na ajuda a falar melhor, com mais confiança. A gente tem que falar, tem que participar, tem que comunicar com as pessoas, e falar em público é um desafio. Então temos que buscar conhecimento do conteúdo que vai ser dito para poder estar mais atualizado.
A teoria aliada à prática está sendo essencial. Hoje, me sinto mais confortável para dar uma entrevista, mas ainda preciso trabalhar a timidez e aprofundar meu conhecimento dos conteúdos”, enfatiza. Segundo o delegado coordenador de Vera, Maicon Rech, para representar a entidade é necessária uma evolução constante. “A Academia de Liderança vem agregar muito, na esfera pessoal e profissional. Para mim, poder agregar junto à entidade, para levar para o nosso núcleo e poder desenvolver melhor a região sendo um porta-voz da Aprosoja MT”, ressalta.
O produtor de Primavera do Leste, Clodoaldo Silva, destaca que a iniciativa contribui para lapidar a maneira como a base e os porta-vozes da entidade se posicionam. “Quando eu fui convidado para participar, eu me senti lisonjeado. É uma honra estar aqui, porque realmente as minhas dificuldades, os meus medos, eu sabia que quando eu viria, ele ia sair e estancar todos esses medos. Ao fazer a Academia da Liderança, voltamos para o nosso núcleo melhor do que chegamos aqui, então é uma melhoria constante, são dois dias intensos de muito aprendizado, que contribui para a nossa evolução”, frisa.
Através do módulo de comunicação, a Aprosoja Mato Grosso reforça seu compromisso em preparar as lideranças do setor, para que não apenas conheçam as demandas dos produtores, mas saibam articulá-las com clareza diante da sociedade. A Academia de Liderança é composta por quatro módulos, voltados ao desenvolvimento de habilidades essenciais no agronegócio: Autoconhecimento, Comunicação, Relações Governamentais e Logística.
O próximo módulo será sobre as relações governamentais e acontecerá em Brasília.