A prefeitura de Primavera do Leste prepara a 1ª edição do Cuida Primavera, programa que une diversas Secretarias em ação integrada nos bairros e que acontecerá na região dos bairros São José e Cristo Rei, no próximo sábado, 23, das 08h às 16h.
E neste dia a Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (SECULT) terá participação ativa, com atrações artísticas, atividades infantis e espaços de convivência voltados à população, dentro da proposta da administração Sérgio Machnic, de aproximar a prefeitura da população, levando serviços, atendimentos e lazer diretamente aos bairros da cidade.
De acordo com o secretário de Cultura, Leopoldino André, o evento é um marco para a descentralização das ações culturais. “Nosso objetivo é esse: descentralizar a cultura e estar nos bairros nos alegra muito pois é algo que está bem alinhado com os valores da Secretaria”, afirmou.
Durante o evento, a Cultura estará presente com brinquedos infláveis, pintura facial, distribuição de pipoca e algodão-doce para as crianças, além de uma estrutura de som e banda ao vivo para animar os momentos principais a serem realizados durante a ação. Segundo André, a participação cultural reforça a visão de unidade entre as secretarias: “É um trabalho de gestão integrada. Cultura, Assistência Social, Saúde, Esportes, todas presentes para cuidar da população’, pontua.
E sob este aspecto a iniciativa tem como foco não apenas o entretenimento, mas o acesso facilitado a serviços que muitas vezes ficam distantes da rotina dos moradores. A presença da gestão nos bairros também abre espaço para o diálogo direto com a população, permitindo que demandas locais sejam ouvidas e encaminhadas com mais agilidade.
“A população vai estar perto, olho no olho com a prefeitura e isso nos ajudará como um todo, a tomar decisões melhores, porque vamos entender de perto as prioridades de cada comunidade, trazendo as demandas e as sugestões”, ressalta André. E o gestor cultural lembra ainda que o Programa foi desenhado para ser permanente, segundo a gestão municipal que tem o prefeito Sérgio Machnic à frente.
Com relação a essa perspectiva, o Cuida Primavera deverá se consolidar como um canal direto entre o poder público e os cidadãos, promovendo não apenas o cuidado, mas também proporcionando soluções efetivas para as necessidades da cidade.