Os registros do levantamento mostram que isso ocorreu em razão das fortes chuvas registradas entre janeiro e fevereiro deste ano. Os dados constam em relatório técnico da Defesa Civil Estadual, solicitado pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).
De acordo com o levantamento, o volume médio acumulado de chuvas foi de 277,72 milímetros em janeiro e 204,83 milímetros em fevereiro. No período, cinco municípios acionaram diretamente a Defesa Civil Estadual e seis receberam ajuda humanitária.
Cuiabá registrou, em fevereiro, o maior volume de chuvas dos últimos anos, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Apenas neste mês, foram acumulados 274,4 milímetros de precipitação, índice superior ao registrado no mesmo período de 2025 (189,24 mm) e 2024 (88,85 mm).
Municípios em situação de emergência
Além de Primavera do Leste, decretaram estado de emergência:
Araputanga;
Colíder;
Cotriguaçu;
Feliz Natal;
General Carneiro;
Guarantã do Norte;
Juína;
Marcelândia;
Matupá;
Nova Bandeirantes;
Poxoréu;
Rondolândia;
Rosário Oeste;
Santa Carmem;
Serra Nova Dourada;
Vila Bela da Santíssima Trindade.
O que significa o decreto?
O cenário reforça problemas já apontados pelo TCE-MT. Em nota emitida em 2025, o órgão informou que apenas 6% dos municípios mato-grossenses possuem alta capacidade de resposta a emergências, enquanto 81% ainda não adotam medidas consideradas eficazes para enfrentamento de situações de risco.
O decreto de emergência permite maior agilidade na contratação de serviços, aquisição de materiais e solicitação de apoio estadual e federal para minimizar os impactos causados pelas chuvas.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos pontuais, queda de árvores e transtornos no trânsito, orientando a população a redobrar os cuidados durante o período chuvoso.
Em casa
Permanecer dentro de casa durante tempestades;
Desligar aparelhos da tomada para evitar curto-circuito;
Manter portas e janelas fechadas;
Evitar proximidade de janelas ou vidros.
Na rua
Procurar abrigo em locais cobertos e seguros;
Não permanecer debaixo de árvores ou próximo a placas, postes e estruturas metálicas;
Não transitar em áreas alagadas;
Não tocar em fios caídos, mesmo que aparentem ser de telefonia ou internet.
Para motoristas
Não estacionar veículos sob árvores;
Durante chuvas intensas, permanecer dentro do veículo;
Não enfrentar áreas com acúmulo de água;
Manter os faróis acesos;
Manter maior distância entre os veículos;
Utilizar cinto de segurança e capacete, conforme o veículo;
Transportar crianças apenas em assentos adequados, como cadeirinhas.
A orientação é que, em caso de emergência, a população acione a Defesa Civil do município.



















