Segunda-feira, 21 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,57 | EURO R$ 6,51

21 de Julho de2025


Área Restrita

Cotidiano Segunda-feira, 21 de Julho de 2025, 10:17 - A | A

Segunda-feira, 21 de Julho de 2025, 10h:17 - A | A

AMBIENTE

Município inicia limpeza de Área de Preservação Permanente que vinha sendo ocupada de forma irregular

No local, além de ser realizado fechamento com alambrado, Secretaria de Meio-ambiente fará a revitalização e replantio

ASSESSORIA

Na manhã desta segunda-feira, 21, as equipes da Secretaria de Infraestrutura do município, acompanhadas por integrantes da Secretaria de Agricultura e Meio-ambiente (SAMA), iniciaram a limpeza de uma Área de Preservação Permanente (APP) que vinha sendo ocupada ilegalmente, aos fundos do bairro Guterres.

A área verde foi isolada duas vezes, sendo que na primeira vez teve parte da tela de proteção arrancada por populares e foi novamente invadida, exigindo nova intervanção do município.

No local estava sendo derrubada a vegetação nativa para o plantio de frutas e outras plantas em desacordo com lei, além de materiais (tábuas, lonas e outros objetos) que estavam comprometendo o local. Na segunda intervenção a Secretaria de Meio-ambiente notificou por edital geral aos eventuais 'ocupantes' do terreno, para que fizessem a retirada de plantas e demais objetos. No mesmo documento a SAMA avisou que após o dia 20 de julho faria a retirada do que continuasse no local.

Nas proximidades da área existem inúmeras nascentes de água e ela deverá passar pela recuperação da vegetação nativa, com o replantio de espécies frutíferas, entre outras plantas que obedeçam ao reflorestamento nativo. De acordo com o secretário de Governo, Valfredo Rodrigues, que acompanhou a limpeza, esta é mais uma etapa que o município cumpre, com o intuito de recuperar e manter preservada, não apenas esta, mas outras áreas que forem necessárias.

"Por ser uma área de APP é proibida a ocupação e agora estamos providenciando a retirada de todo o material que vinha sendo colocado por algumas pessoas e depois vamos fechar o alambrado. Após o cercamento começaremos a providenciar a revitalização completa, além da instalação de uma câmera de monitoramento, através da CEMIP, para  monitorar toda a área, neste período", explica Valfredo.

A intenção é que o local não volte a ser ocupado como vinha ocorrendo e o município conta inclusive com a parceria das Forças de Segurança, através da Polícia Militar, para maior fiscalização relacionada a ações semelhantes.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]