Na última terça-feira, 19, em alusão ao Dia Nacional da Luta das Pessoas em Situação de Rua, foi realizado um evento no albergue municipal de Primavera do Leste, por meio de parceria entre o Ministério Público, a Prefeitura Municipal e a Defensoria Pública.
O encontro, batizado de ‘Café com Cidadania’, teve como objetivo dar visibilidade às pessoas em situação de rua e promover a integração com os serviços públicos disponíveis.
A promotora de Justiça Tessaline Higuchi, da 1ª Promotoria Criminal de Primavera do Leste, participou da ação e destacou a importância do evento como uma oportunidade de aproximação entre os órgãos públicos e a população em situação de vulnerabilidade.
Ela apresentou o Núcleo de Defesa da Vida, serviço oferecido pelo MP com o objetivo de atender gratuitamente vítimas e familiares de vítimas de crimes dolosos contra a vida (que têm intenção de atentar contra a vida), além disso os latrocínios.
“Esse Núcleo oferece informações sobre o andamento dos processos judiciais, além de encaminhamentos nas áreas de saúde, assistência social e educação”, explicou a promotora.
O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por uma psicóloga e uma assistente social, que realizam estudos e escutas técnicas e avaliam cada caso individualmente, indicando as medidas que podem ser adotadas.
Tessaline destacou que não se trata de um atendimento terapêutico, mas sim uma ‘escuta ativa (social e psicológica)’ para ouvir as necessidades e assim melhor orientar os envolvidos.
A promotora também aproveitou para reforçar a importância de divulgar esse tipo de serviço à população, especialmente em datas como o 19 de agosto, que promovem a reflexão e o compromisso social com os direitos das pessoas em situação de rua.
“Foi um evento muito importante, que teve por objetivo dar visibilidade a essas pessoas. A primeira Promotoria pôde apresentar mais esse serviço que está à disposição de toda a comunidade primaverense", afirmou Tessaline Higuchi.