A vice-prefeita de Primavera do Leste, Iva Viana participou do evento relativo ao início das ações do Agosto Lilás no município, realizado na sexta-feira, 01, na Praça da Matriz.
Representando o prefeito Sérgio Machnic, ela própria mulher e mãe de família fez questão de frisar sobre a importância da Campanha,
do Movimento e também da Rede de Enfrentamento existetente no município, como um todo.
Iva lembrou que este mês marca o início do Movimento Agosto Lilás, uma campanha nacional de conscientização pelo fim da violência
contra a mulher.
Em Primavera do Leste, com a abertura da campanha reunindo autoridades políticas, militares e representantes da sociedade civil (Conselho da Mulher e membros do Ministério Público), ela destacou todo o trabalho conjunto que é realizado em diversas frentes.
Integrantes de toas as instituições pontuaram a respeito da necessidade do engajamento da sociedade na luta contra a violência doméstica.
“É muito importante ver todos aqui nesta tarde, para falar sobre este tema e levar ações de conscientização. Agosto é o mês alusivo à defesa das mulheres que sofrem agressão. E, infelizmente, Mato Grosso está entre os estados com maiores índices de feminicídio no país. Isso é muito triste”, lamentou Iva.
A fala da vice-prefeita reforça a urgência de ações efetivas e articuladas entre os órgãos públicos e a sociedade civil para combater
esse cenário alarmante em âmbito nacional.
O Poder Público municipal, por meio da prefeitura, procura sempre reafirmar seu compromisso com a causa e o apoio a todas as ações
voltadas à proteção das mulheres.
“É isso que temos que fazer: defender as mulheres, pois não podemos mais permitir a agressão, os assassinatos”, pontuou Iva Viana.
Ainda, segundo a vice-prefeita, é preciso a união de esforços e o trabalho de forma conjunta, integrada.
“Precisamo estar juntos, firmes, defendendo os direitos e a vida de cada uma das mulheres da nossa sociedade”, reforçou.
A campanha Agosto Lilás busca fortalecer a divulgação à Lei Maria da Penha e mobilizar a população para a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher. Ao longo do mês, serão realizadas palestras, rodas de conversa, blitz educativas e outras ações de conscientização no município.