Neste mês de agosto o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Primavera do Leste), através da Rede de Enfrentamento à Violência, programou várias ações para serem realizadas em promoção à Campanha e à vida, através da redução da violência.
Em todo o estado já são 76 as Redes constituídas nos municípios.
E não à toa, Primavera do Leste promove ao longo do ano diversos outros trabalhos, uma vez que também possui números expressivos relacionados ao assunto.
Números do Cemulher, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, mostram que a cidade está na nona posição em relação às Comarcas do estado, no número de concessão de medidas protetivas com urgência no primeiro semestre: 210 no total, ficando atrás de Cuiabá (1.914), Várzea Grande (670), Rondonópolis (466), Sorriso (346), Barra do Garças (290), Cáceres (287) e Tangará da Serra (277).
No total, em todo o estado já foram 1.653 no primeiro semestre.
E diante disso é claro que ações de prevenção e conscientização produzem resultados, mas infelizmente os casos ainda são muitos, não apenas na cidade e no estado, mas em todo o país.
CAMPANHA
Com esse intuito o próprio Tribunal de Justiça lançou campanha relacionada ao assunto. Com o tema do primeiro conteúdo: “Não deixe que o silêncio fortaleça o autor de agressão! Denuncie. Ligue 180!”, a iniciativa busca mobilizar toda a sociedade para que mais mulheres encontrem apoio, informação e coragem para denunciar.
O objetivo é sensibilizar a sociedade para que mulheres vítimas de violência ou pessoas próximas que testemunhem situações de agressão não se calem e busquem ajuda imediatamente.