O trabalho infantil é uma realidade não apenas de Primavera do Leste, mas de todas as cidades brasileiras: mas o combate a este tipo de atividade é um diferencial na cidade. Ele é feito por meio da Equipe de Abordagem Social da Secretaria de Ação Social (SAS), do município.
São ações constantes de fiscalização nas ruas e nos estabelecimentos comerciais, além da busca ativa que é rotineiramente realizada, como explica a coordenadora da equipe, Natieli Machado.
Segundo ela, “nós da equipe de abordagem social fizemos ações noturnas de conscientização dos comerciantes a respeito do trabalho infantil e da crescente demanda de crianças principalmente com vendas de doces e de rifas. No total foram mais de 20 pontos comercias orientados, além de disponibilizarmos panfleto com telefone para denúncia”, completa.
A coordenadora ressalta ainda a importância da população em denunciar denunciar pelo Disque 100 para que os órgãos responsáveis possam atender tanto a criança quanto a família, e possibilitar caminhos para que essa criança seja matriculada, frequente a escola, que a assistência social acompanhe a família e que essa prática não se perpetue.
“Importante salientar que ocorrem buscas ativas semanais da equipe, porém o maior índice ainda é trabalho noturno”, comenta Natieli, que recentemente conduziu junto com a equipe, uma ação de forma mais intensa no bairro Castelândia, onde está sendo registrado um alto número de denúncias e, portanto, um grande número de crianças realizando este trabalho nas ruas.
Para mais informações, orientações ou denúncias, a população pode contactar a equipe de abordagem social pelo telefone (66) 98138-0046.