Por:
Rosângela Espinossi
Foto-Terra
Quem disse que juiz do Supremo Tribunal Federal não pode brincar com a vestimenta, mesmo usando toga e terno? O ministro Alexandre de Moraes, que fez uma longa justificativa de seu voto contra os réus acusados de trama golpista, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, usou uma gravata diferente no terceiro dia de julgamento.
Para seu discurso de mais de 5 horas de duração, Moraes, o primeiro a votar por ser relator da ação, usou gravata rosa com estampa de cachorrinhos, da grife italiana Ferragamo, que custa R$ 1.450, na loja online Farftech do Brasil.O juiz finalizou suas ponderações pela condenação dos réus (Bolsonaro e mais sete julgados pela trama golpista).
A peça é feita em 100% de seda, com estampa corrida, largura estreita e acabamento também em seda. O juiz, que reiterou dezenas de vezes que Bolsonaro é líder da organização criminosa que tentou abolir o estado democrático no Brasil, apostou no acessório rosa usado com gravata azul-clara, conferindo contraste entre as cores.
Gravatas com estampas divertidas, algumas incluindo personagens de desenhos animados, foi moda nos anos 1990, quando os homens começaram a fugir da rigidez de seu vestuário, que por muito tempo foi sério e sem cores. Um pouco já tinha acontecido na década anterior, quando Giorgio Armani (morto no última dia 4, aos 91 anos) deixou os ternos dos homens mais fuidos e já se começava também a usar o camisas em tons como azul e rosa.
Alexandre de Moraes provou que até mesmo a Suprema Corte pode "brincar" com detalhes na roupa, sem no entanto tirar a seriedade do assunto em questão. Além da gravata, outra peça que pode entrar no vestuário masculino para tirar um pouco a seriedade do look é a meia.
Quem costuma usar meias com detalhes curiosos é o vice-presidente Geraldo Alckmin. Em meio à turbulência politica que o país viveu após as eleições de 2022, exatamente durante o período em que, segundo a ação julgada até o dia 12 deste mês, houve tentativa de golpe de Estado, Alckmin apareceu com meias com estampa de poás, durante discurso do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, para apresentação de novos nomes do Gabinete de Transição, em novembro de 2022.
Recentemente Alckmin usou meia com grãos de café no programa Mais Você, com Ana Maria Braga, durante o qual explicou sobre as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, incluindo sobre o café brasileiro.