Quinta-feira, 17 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,58 | EURO R$ 6,47

17 de Julho de2025


Área Restrita

Sala do Professor Domingo, 02 de Agosto de 2015, 09:49 - A | A

Domingo, 02 de Agosto de 2015, 09h:49 - A | A

PENSAR FORA DA CAIXA

A teoria das Inteligências Múltiplas efetivamente na sala de aula

Janine de Oliveira

Há tempos os testes de quoeficiente de inteligência, os famosos testes de QI deixaram de ser utilizados e questionados, e isso começou a partir dos estudos do cientista Howard Gardner que foi um grande avanço na transformação da educação no final do século XX. Gardner derruba o conceito de QI e apresenta vários tipos de inteligência e suas características e esclarece que já se nasce com as inteligências que precisam ser  acordadas por estímulos significativos. Após a divulgação desses resultados ficou evidente que o modelo educacional como era entendido até essa teoria ganhar força ficou ultrapassado, onde o aluno apenas tem condições de conviver com duas ou três inteligências, as demais são perdidas, por não sabermos trabalhar de outra forma que não aquela velha fórmula, professor fala, aluno anota, e depois reproduz na prova. Dessa forma, inteligências cinestésica, espacial, musical e espiritual deixam de ser ativadas e estimuladas. Estamos perdendo preciosidades insistindo no tecnicismo e na preparação para o mercado de trabalho.

Resumidamente a teoria de Gardner, no início descreveu 7 tipos de inteligências diferentes, mas os estudos não pararam por aí, atualmente são 9 e acredita-se que novos possam surgir conforme os estudos forem avançando. Para que você possa entender melhor vamos especificar cada uma delas. Conforme o cientista, é provável que uma pessoa possa apresentar mais de uma inteligência, mas sempre uma aptidão prevalece, no entanto, a função da educação é oportunizar a todos os alunos a experimentação de todas. E para isso, tornasse imprescindível o olhar do professor em sala de aula. Agora, vamos aos conceitos de Gardner.

LINGUÍSTICA

linguistica.jpg

 

Voltada a capacidade em adquirir, compreender e dominar as expressões da linguagem colocando em ação a semântica e a beleza na construção da sintaxe. Manifesta em escritores, romancista, jornalistas, palestrantes e poetas,  mostra-se expressiva também em pessoas que cultuam a palavra e a construção de idéias verbais ou escritas. Consiste na capacidade de pensar com palavras e de usar a linguagem para expressar e avaliar significados complexos. Crianças com expressiva capacidade linguística surpreendem pelo vocabulário que conhecem e utilizam, adoram ler, escrever e contar histórias, mostrando interesse por rima, trocadilhos, charadas e jogos com palavras.

LÓGICO-MATEMÁTICA

matemática.jpg

 

 

Ligada a competência em compreender os elementos da linguagem lógico-matemática, permitindo ordenar símbolos numéricos e algébricos assim como  quantidades, espaço e tempo. Presente na Engenharia, na Física e na Matemática, também se manifesta na contabilidade, programadores de computação e outras profissões que recorrem a lógica e os números. Crianças que apresentam uma elevada inteligência lógico-matemática adoram separar, classificar e organizar objetos e brinquedos, aprendem a calcular rapidamente e são excelentes em jogos que envolvem lógica e estratégia e no manejo  e compreensão dos desafios ligados a computação.

ESPACIAL

espacial.jpg

 

Expressa pela capacidade de relacionar o espaço próprio com o espaço do entorno, percebendo e administrando distâncias e pontos de referências, bem como revelando a capacidade em perceber visuo-espacialmente diferentes objetos, eventualmente transformando-os ou combinando-os em novas posições. Extremamente nítida em grandes arquitetos, manifesta-se também em pessoas que revelam facilidade em imaginar e percorrer referências espaciais, como alguns motoristas de praça de grandes cidades. Instiga a capacidade em pensar de maneira tridimensional e permite que a pessoa possua imagens externas e internas dos objetos através do espaço e decodifique com facilidade as informações gráficas. Crianças com elevado nível de inteligência espacial percebem com facilidade a mudança de algo em um cômodo de sua casa, detectando alterações mesmo sutis em ambientes que conhecem. Parecem "pensar" através de imagens visuais e muitas vezes destacam-se em atividades artísticas ou jogos que envolvem montagens. Não poucas são fascinadas por máquinas e possuem elevada habilidade manual, mas não se interessam muito por atividades rotineiras, refugiando-se em aventuras imaginárias.

SONORA OU MUSICAL

muical.jpg

 

Expressa na capacidade em combinar e compor a música, encadeando sons em uma sequência lógica e rítmica e estruturando melodias. É a inteligência que se manifesta com mais extraordinário esplendor em maestros, compositores e muitos outros. Destaca pessoas com extrema sensibilidade para a entoação, ritmo, melodia e o tom. Crianças com expressiva inteligência sonora mostram-se sensíveis a sons e seus ambientes, recordando com facilidade de ritmos e melodias. As que sentem-se cercadas por ambiente musical, motivam-se com instrumentos e incorporam a música como elemento comum as suas vidas. Muitas entre elas acumulam coleção de CDs e parece que os fones de ouvido fazem parte da estrutura orgânica  de seus rostos.

CINESTÉSICO-CORPORAL

corporal.jpg

 

Identificada à capacidade em controlar e utilizar o corpo, ou uma parte do mesmo em atividades motoras complexas e em situações específicas, assim como manipular objetos de formas criativa e diferenciada. Marcante em pessoas que dançam muito bem, praticam a mímica com precisão ou são hábeis em modalidades esportivas diversas. Facilita a sintonização de diferentes habilidades físicas. Crianças com elevada inteligência espacial apresentam capacidade incomum em controlar o corpo e expressar-se por mímicas e caretas, precisando a toda hora mover-se, retorcer-se usando sensações corporais para processarem informações, aprendendo bem menos por ouvir e muito mais por fazer.

NATURALISTA

naturalista.jpg

 

associada a sensibilidade de percepção e compreensão dos elementos naturais e da interdependência entre a vida animal e vegetal e os ecossistemas e a leitura coerente e racional da natureza em todo seu esplendor. Marcante no naturalista, botânico, jardineiro e paisagista tem em Darwin seu expoente mais extraordinário. Induz a observações de padrões na natureza, identificando e classificando sistemas naturais. As crianças com elevada inteligência naturalista interessam-se muito por animais e pela vida rural, sabendo quase que intuitivamente separar, organizar e classificar e ilustrar tudo que diz respeito a plantas e sobretudo a  animais.

INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL

intrapessoal.jpg

 

- Intrapessoal é a inteligência de quem expressa grande facilidade para estabelecer relações afetivas com o próprio eu, construindo uma percepção apurada de si mesmo, fazendo despontar a auto-estima e aprofundando o auto-conhecimento de sentimentos, temperamentos e intenções. Presente de forma mais acentuada em psicanalistas, mostra-se bem caracterizada em assistentes sociais,  alguns professores e outras profissões. Crianças com inteligência intrapessoal elevada desde cedo demonstram saber "quem realmente são", não se preocupando muito  sobre o que pensam a seu respeito. Valorizam a privacidade e ainda que não gostem muito de misturarem-se a multidão, costumam ser admiradas pelos colegas.

- Interpessoal muito nítida em pessoas que revelam extrema capacidade em compreender a natureza humana em outras pessoas, procedendo uma verdadeira "leitura do outro" quanto seus aspectos emocionais, assim como a destacada facilidade para relações interpessoais e a compreensão da dinâmica dos grupos sociais. Crianças com fortes habilidades nessa inteligência relacionam-se muito bem com outras pessoas, fazem amizade com extrema facilidade e como apresentam elevada sensibilidade para compreender sentimentos de terceiros não raramente são escolhidas para liderar grupos, organizar campanhas comunitárias

EXISTENCIAL

espiritual.jpg

 

Ligada a capacidade de se situar sobre os limites mais extremos do cosmos e também em relação a elementos da condição humana como o significado da vida, o sentido da morte, o destino final do mundo físico e ainda outras reflexões de natureza filosófica ou metafísica. Marcante em pessoas com forte espiritualidade é a inteligência dos filósofos, sacerdotes, xamãs, gurus e ainda outros.

Para que se interessou em fazer diferente em sala de aula e desenvolver atividades significativas para as diversas inteligências dentro da sua sala de aula, alguns links e livros para aprofundar oe estudos. De antemão afirmamos que não é uma tarefa fácil sair do modelo homogêneo de educar, pois com as inteligências múltiplas em sala de aula não é possível planejar apenas uma atividade para todos, mas com o mesmo conceito fazer com que as mais diversas modalidades surjam. Boa sorte a todos, muito estudo e busca por novas práticas. Se precisar de apoio e sugestões, estou a disposição, basta entrar em contato. Lembrando que desde os bebês do Berçário a teoria pode ser aplicada.

ONDE ENCONTRAR MAIS MATERIAL

NA INTERNET

REVISTA EDUCAÇÃO. Celso Antunes. Educador explica os conceitos de inteligência múltipla de Howard Gardner. Disponível em < http://revistaeducacao.uol.com.br/formacao-docente/0/artigo233099-1.asp > Acesso em 29/07/2015

REVISTA YOGA. Ensinar as crianças através das inteligências: corpo-cinestésica. Disponível em < http://www.yogaenred.com/pt/2013/07/02/ensenar-a-los-ninos-a-traves-de-las-inteligencias-cinestesico-corporal/> Acessado em 02/08/2015

LA BEBETECA. La inteligencia espacial de mi bebé. Disponível em <http://www.labebeteca.com/la-inteligencia-espacial-de-mi-bebe/. Acessado em 02/08/2015

INTELIGENCIAS MULTIPLES. Inteligência e Inteligências Múltiplas. Disponível em < http://sasosalinas.blogspot.com.br/2014_04_01_archive.html> Acesso em 02/08/2015

NOS LIVROS

A CRIANÇA PRÉ-ESCOLAR: COMO PENSA E COMO PODE A ESCOLA ENSINÁ-LA (ARTMED)

A NOVA CIÊNCIA DA MENTE. (EDUSP)

ARTE, MENTE E CÉREBRO: UMA ABORDAGEM COGNITIVA DA CRIATIVIDADE. (ARTMED)

 ESTRUTURAS DA MENTE: A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (ARTMED)

INTELIGÊNCIA: MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS. (ARTMED)

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: A TEORIA NA PRÁTICA (ARTMED)

INTELIGÊNCIA: UM CONCEITO REFORMULADO. OBJETIVA

MENTE QUE CRIAM: UMA ANOTOMIA DA CRIATIVIDADE (ARTMED)

MENTES QUE LIDERAM: UMA ANATOMIA DA LIDERANÇA (ARTMED)

TRABALHO QUALIFICADO: QUANDO A EXCELÊNCIA E A ÉTICA SE ENCONTRAM, escrito em parceria com CSIKSZENTMIHATYL & DAMON (ARTMED)

PROJETO ESPECTRUM: A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UTILIZANDO A COMPETÊNCIA DAS CRIANÇAS (Vol 1) escrito em parceria com FELDMAN & KRECHVSKY (ARTMED)

PROJETO ESPECTRUM: A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ATIVIDADES INICIAIS DE APRENDIZAGEM (Vol 2) escrito em parceria com FELDMAN & KRECHVSKY (ARTMED)

 

PROJETO ESPECTRUM: A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL (Vol 3) escrito em parceria com FELDMAN & KRECHVSKY (ARTMED)

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]