— Brasília-R7
A federação União Progressista -- composta pelo União Brasil -- divulgou nesta segunda-feira (4) uma nota com duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em resposta às declarações feitas por ele durante o Encontro Nacional do PT, realizado no domingo, em Brasília.
No evento, Lula afirmou que os Estados Unidos tentaram dar um golpe no Brasil durante o período da ditadura militar e voltou a defender a criação de uma moeda alternativa ao dólar para negociações internacionais.
A nota, assinada pelo presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e pelo senador Ciro Nogueira, afirma que “a retórica de confronto não oferece soluções às empresas brasileiras e compromete a capacidade do país em fechar acordos”.
Segundo a federação, declarações como essa aumentam as tensões econômicas e diplomáticas com os Estados Unidos e ainda podem contribuir para o isolamento do Brasil no cenário internacional.
Apesar das críticas recorrentes, o União Brasil ainda mantém três ministérios no governo federal. Na semana passada, Lula se reuniu com os ministros da legenda, que garantiram permanência na Esplanada.
Agora, diante da nova ofensiva de Rueda, o presidente estuda chamá-lo para uma conversa direta, tanto para entender a origem dos ataques quanto para tentar conter a tensão política que pode atrapalhar as alianças rumo às eleições de 2026.