O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), minimizou a ausência do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), às manifestações 'Reaja, Brasil' promovida pelo movimento Direita Mato Grosso, neste domingo (3). Para Abilio, ambos não se aproximaram dos bolsonaristas com oportunismo para obterem votos e devem ter suas justificativas. Além disso, Abilio pontuou que a falta do governador não é um indício de falta de alinhamento com as pautas da extrema-direita.
"Não vejo isso, não. O Mauro já esteve com a gente em manifestações, já estive com ele em Brasília, o Tarcísio também sempre esteve presente. Deve ter outros motivos e não faltará oportunidade de estarem juntos. Não é o fato de estarem presentes em uma ou outra que vai poder fazer esse tipo comparação", opinou o prefeito à imprensa.
Na Capital, a manifestação pelo impeachment do presidente Lula (PT) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi realizada na Praça do Choppão. Três parlamentares do União Brasil presidido por Mauro Mendes em Mato Grosso compareceram: o deputado federal Coronel Assis, os vereadores Dilemário Alencar (líder do governo) e Michelly Alencar (líder da sigla no plenário da Câmara).
Mendes ganhou destaque nacional em atos realizados na Avenida Paulista, em SP, e em Copacabana, no Rio de Janeiro. Na capital paulista, Mauro defendeu a anistia aos presos políticos em seu breve discurso representando o União Brasil. Já no Rio, foi citado por Jair Bolsonaro como uma das "esperanças" para mudar o Brasil por meio do Senado. A fala do ex-presidente endossou as especulações sobre uma eventual candidatura do governador em 2026.
Abilio defendeu Mauro e destacou seu alinhamento, o colocando no mesmo nível de fidelidade política de Tarcísio, do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB-GO), e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG).
"O estado de Mato Grosso tem um governador alinhado com nossas pautas, como São Paulo, Goiás e Minas Gerais", concluiu o prefeito.
VEJA VÍDEO