O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (5/8) que ligará para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas não (pelo menos ainda) para discutir o tarifaço imposto pela Casa Branca a produtos brasileiros. Segundo o petista, o telefonema será feito com o objetivo de convidar o líder norte-americano para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas deste ano, a COP30.
“Eu não vou ligar pro Trump para [conversar sobre tarifas], porque ele não quer falar. Mas pode ficar certo que eu vou ligar para o Trump para convidá-lo para vir para a COP, porque eu quero saber o que ele pensa da questão climática”, afirmou Lula. O presidente discursou na abertura da 5ª plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão.
Lula ainda completou afirmando que tentaria contato com outras potências mundiais, e citou líderes de países do Brics: “Vou ligar para o [presidente da China,] Xi [Jinping], para o [presidente da Índia, Marenda] Modi. Só não vou ligar para [o presidente da Rússia, Vladimir] Putin, porque o Putin não está podendo viajar”. A COP30 será realizada em Belém (PA), em novembro.
Putin não pode viajar porque tem mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), onde é investigado por crimes de guerra.