Terça-feira, 27 de Janeiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

27 de Janeiro de2026


Área Restrita

Política Terça-feira, 27 de Janeiro de 2026, 14:43 - A | A

Terça-feira, 27 de Janeiro de 2026, 14h:43 - A | A

Respeitado

Trump conversa com ex-jihadista presidente da Síria

Conversa entre Trump e novo presidente da Síria surge no momento em que país enfrenta uma nova onda de violência

Administração

 

Metrópoles
Foto-Estadão
 

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, revelou ter tido uma “ótima conversa” com o presidente interino da Síria, o ex-jihadista Ahmed al-Sharaa. O contato, segundo líder norte-americano, aconteceu nesta terça-feira (27/1) por meio de um telefonema. 

“Tive uma ótima conversa com o presidente da Síria, que é muito respeitado”, disse o mandatário dos Estados Unidos. “Todos os assuntos relacionados à Síria nessa área estão se encaminhando muito bem. Portanto, estamos muito felizes com isso.”, acrescentou.

Trump e al-Sharaa conversaram enquanto a Síria enfrenta mais um momento delicado. Desde o início do ano, forças governamentais e apoiadores estão em conflito com as Forças Democráticas Sírias (SDF), grupo que há anos luta pelos direitos dos curdos na região conhecida como Curdistão — que, além do território sírio, engloba partes do Irã e Iraque.

Os conflitos tiveram início após discordância entre o atual governo sírio e as SDF sobre um acordo entre os dois lados, assinado no último ano. Nele, estava previsto a integração de curdos no setor militar e civil da Síria e a transferência de áreas antes governadas pelos curdos para o governo central de Damasco. 

Em semanas, vastas porções de território no nordeste sírio foram recuperados pelo Exército Sírio, que forçou as SDF a recuarem. Um acordo de cessar-fogo está em vigor, mas ambos os lados se acusam diariamente de romper a trégua enquanto novas conversas diplomáticas são realizadas.

Além disso, o contato entre Trump e al-Sharaa surge um dia antes de uma viagem do líder sírio para a Rússia. A previsão é de que o ex-terrorista, e responsável pela ofensiva que derrubou Bashar al-Assad, se reúna com o presidente Vladimir Putin em Moscou. O teor das discussões entre os dois ainda é incerto. 

Elas, contudo, acontecem no momento em que o país enfrenta não só mudanças internas, mas também na política externa. Desde a queda de Assad, a Síria passou a se aproximar mais de países ocidentais e esfriou as relações com nações antes aliadas, como a Rússia e Irã.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]