Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

02 de Janeiro de2026


Área Restrita

Política Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026, 14:17 - A | A

Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026, 14h:17 - A | A

"A fórmula é simples" Feliz 2026 = Fora PT"

Tarcísio pede 'fora PT' em mensagem de ano novo publicada nas redes

Sem fala e ao som de Raça Negra, o governador relaciona a frase com a eleição deste ano, ao escrever "Fora PT" na lousa.

Administração

Por 
Bruna Barboza-CBN

 

 
 

O governador de São Paulo publicou um vídeo nas redes sociais com uma mensagem política de ano novo. Vestindo uma camiseta da Seleção Brasileira, Tarcísio de Freitas simula a resolução de uma fórmula matemática, que tem como resultado a frase "feliz ano novo", escrita em inglês.

Sem fala e ao som de Raça Negra, o governador relaciona a frase com a eleição deste ano, ao escrever "Fora PT" na lousa. Na legenda da publicação, que já conta com mais de 330 mil curtidas, Tarcísio escreveu: "A fórmula é simples" Feliz 2026 = Fora PT".

O prefeito de São Paulo comentou a publicação com um emoji de palmas e a frase "Vamos salvar o Brasil". O comentário de Ricardo Nunes tem mais de 4 mil curtidas. Tarcísio de Freitas está afastado do Palácio dos Bandeirantes até o dia 11 de janeiro, em férias no exterior.

Ao longo de 2025, questionado sobre as eleições, repetiu inúmeras vezes que será candidato à reeleição e que apoiará a escolha de Jair Bolsonaro. Tarcísio, inclusive, já declarou apoio à candidatura do senador Flávio Bolsonaro ao Planalto.

Aliados do governador paulista, no entanto, ainda acreditam em um recuo da candidatura do filho de Bolsonaro, especialmente pela rejeição do nome, com mudança no cenário a partir do início de março, o que daria a Tarcísio - e demais ocupantes de cargos no Executivo - cerca de um mês para testar o cenário e renunciar ao mandato.

O calendário eleitoral impõe uma série de prazos decisivos ao longo do ano. Até o início de abril, partidos e federações precisam ter estatutos registrados no Tribunal Superior Eleitoral.

Até este período, o entorno de Tarcísio avalia que o momento é de espera.

A avaliação de analistas políticos é de uma campanha novamente polarizada. Para o pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas Eduardo Grin, a disputa tende a ser uma reedição do embate visto em 2022, com Lula e o bolsonarismo novamente no centro do debate:

"Não há nada no cenário político que me faça ver alguma moderação, até porque isso é uma maneira de alimentar os dois grandes campos ideológicos que hoje se organizam no Brasil, que é o PT e seus aliados de centro-esquerda e a extrema-direita em torno do bolsonarismo. Então, acho que a gente vai ter uma eleição bastante polarizada, bastante até eu diria radicalizada em relação a perspectivas de natureza política".

 

Na avaliação de especialistas, em uma eleição majoritária, a tendência é que os candidatos sejam pressionados a se posicionar claramente em um dos polos, já que tentar ocupar o “meio do caminho” costuma representar alto risco eleitoral.

O uso da inteligência artificial no processo eleitoral também deve ser cada vez maior. Na avaliação do cientista político da Universidade de Brasília Murilo Medeiros, a disseminação de conteúdos falsos produzidos com IA será um desafio adicional para a Justiça Eleitoral e para os próprios eleitores ao longo da campanha:

"Simular falas, comportamentos e os posicionamentos dos candidatos podem induzir o eleitor ao erro. E essa saturação informacional no ambiente digital pode enfraquecer o processo de decisão do eleitor ao escolher seu candidato nas urnas. Em um país muito polarizado como o Brasil, esse ambiente informacional repleto de manipulação, pode reforçar bolhas ideológicas, reduzindo a qualidade do debate público e favorecendo a radicalização".

Os temas de campanha também devem refletir o clima político recente. A segurança pública aparece como um dos assuntos centrais, sobretudo após a megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro em 2025, considerada a mais letal da história do país.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]