O presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, Francisco Vuolo, anunciou nesta quarta-feira (22) que foi publicado no Diário Oficial de Mato Grosso o requerimento da Licença de Instalação (LI) para o trecho da ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo que ligará Santa Elvira (178 km de Cuiabá) à capital mato-grossense. A solicitação foi feita pela concessionária Rumo Logística à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
Segundo Vuolo, que é filho do senador que dá nome à ferrovia, o projeto prevê aproximadamente 172 quilômetros de novos trilhos, conectando Cuiabá ao sistema ferroviário nacional com destino ao porto de Santos (SP). “Agora, nas mãos da Sema, temos a certeza de que teremos a liberação da licença o mais rápido, para que em breve possamos ter a data do início das obras até a capital”, afirmou.
O projeto completo prevê mais de 700 km de extensão, passando por 16 municípios, incluindo Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá, com investimento previsto em R$ 15 bilhões. Vicente Vuolo, pai de Francisco, foi o principal responsável pela articulação da chegada da ferrovia a Mato Grosso e lutou por mais de 30 anos por esse projeto.
“Mais do que cargas, trabalhamos para que a ferrovia transporte o desenvolvimento”, reforçou Vuolo. Ele destacou ainda que a obra promete integrar a baixada cuiabana ao mercado internacional de forma mais competitiva e sustentável, utilizando o modal ferroviário.
LEIA O REQUERIMENTO NA ÍNTEGRA
Requerimento de Licença de Instalação da Ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo
“A RUMO S.A., inscrita no CNPJ: 02.387.241/0001-60, torna público que requereu à Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA/MT a Licença Ambiental, na modalidade Licença de Instalação, com fins de implantação do projeto ferroviário denominado Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, km 0+0,00 ao km 45+420,47, nos municípios de São Pedro da Cipa, Dom Aquino e Jaciara no estado do Mato Grosso.”
VEJA VÍDEO
















