O cuidado com a saúde começa por quem bate à nossa porta. É com esse olhar que a Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa do Projeto Mais Saúde com Agente, uma iniciativa em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasemg).
Nesta nova edição do projeto, 80 agentes — entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias — iniciaram uma jornada de conhecimento e aperfeiçoamento profissional. Eles estão em formação técnica nos cursos de Agente Comunitário de Saúde e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. A formação soma 1.275 horas e combina aulas a distância, encontros presenciais e atividades práticas, com previsão de conclusão em novembro deste ano.
Na manhã desta terça-feira (6), os agentes participaram do primeiro encontro presencial. O momento foi marcado por entusiasmo, troca de experiências e acolhimento, com a presença da secretária municipal de saúde, Laura Leandra, que reforçou o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais.“Nós acreditamos que investir em capacitação é investir diretamente na qualidade do serviço prestado à população. Esses profissionais são os olhos e ouvidos do SUS nas comunidades e merecem todo o reconhecimento e apoio para crescerem em suas carreiras”, destacou.
A formação conta ainda com a atuação de dois supervisores e quatro preceptores, que acompanham de perto o desenvolvimento dos agentes ao longo do curso.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Edézia Guirra, a qualificação dos agentes impacta diretamente no fortalecimento da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde. “Eles são fundamentais para a promoção da saúde, prevenção de doenças e orientação das famílias. Com formação técnica, ganham ainda mais segurança e autonomia para exercer esse papel com excelência”, afirma.
Ao final do curso, os profissionais receberão certificação técnica reconhecida pela UFRGS. Um passo importante para quem atua na linha de frente do cuidado com a população.