A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou durante o congresso dos Consórcios de Saúde de Mato Grosso que protocolou junto ao Governo do Estado um estudo técnico que aponta a necessidade da construção de um novo Pronto-Socorro Municipal.
Segundo a prefeita, a nova unidade deve fortalecer a integração com os demais serviços de saúde, como as UPAs 24h e as unidades básicas, garantindo fluxo mais eficiente de pacientes, melhoria nos indicadores de saúde e maior conforto e segurança para a população. Moretti afirmou esperar que o Estado atenda à solicitação, ressaltando a importância de oferecer atendimento qualificado e especializado aos munícipes.
A prefeita também enfatizou a atuação conjunta do Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Rio Cuiabá (CISVARC) para melhorar a saúde na região da baixada cuiabana, incluindo expansão de leitos, estrutura física e atendimento nas unidades de saúde.
PROBLEMAS ELÉTRICOS
Uma oscilação no fornecimento de energia elétrica, registrada após a meia-noite de quinta-feira (4), afetou o funcionamento das UTIs 1 e 2 e do Centro Cirúrgico do Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSMVG). A situação exigiu operação emergencial para remoção de pacientes em estado crítico para hospitais da capital.
A ação mobilizou uma força-tarefa formada pela prefeita Flávia Moretti, a secretária municipal de Saúde, Deise Bocalon, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e a equipe do Pronto-Socorro. Todos atuaram para garantir leitos de UTI e transporte seguro dos pacientes.
O Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande retomou, na madrugada desta sexta-feira (5), os atendimentos de urgência e emergência após a normalização do fornecimento de energia.