Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,37 | EURO R$ 6,21

10 de Outubro de2025


Área Restrita

Política Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025, 03:32 - A | A

Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025, 03h:32 - A | A

PROJETO

PL vai insistir em ‘anistia ampla’ e garante ter 278 votos

Segundo aliados, maioria dos partidos de centro deve orientar voto favorável à proposta

R7

Na contramão do trabalho do relator do projeto alternativo à anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), o PL (Partido Liberal) deve apresentar um destaque de preferência para votar uma anistia geral, a partir de 2019, que inclua investigados pelo inquérito das fake news.

O texto construído por Paulinho busca aliviar as penas dos envolvidos nos atos extremistas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas a oposição não está satisfeita com essa alternativa.

Segundo deputados do PL, o partido tem, no mínimo, 278 votos a favor do destaque, o que garantiria a aprovação do texto. Aliados consideram que partidos de centro, como PP, União Brasil, Republicanos e PSD, devem orientar voto favorável à anistia.

Conforme apurou o R7, contudo, dificilmente o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), vai dar o aval para a Casa votar algo que não esteja em acordo com o Senado, a exemplo da anistia.

A ideia é evitar o que aconteceu com a PEC das Prerrogativas, aprovada na Câmara, mas enterrada no Senado. A Casa Revisora, em maioria, só aprovaria uma modulação nas penas, e não um perdão geral.

O PT e o PL devem votar juntos contra o relatório de Paulinho da Força. Na sequência, o PL vai apresentar o destaque por meio um projeto elaborado pelo líder do partido, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), que prevê anistia desde 2019 até a data em vigor da lei.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]