Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta quinta-feira (8) mostra a avaliação da administração do presidente Lula por renda, região, sexo, idade, escolaridade, religião, cor ou raça e voto.
O levantamento mostra que 43% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Lula (PT) como ruim ou péssimo, e 25% como bom ou ótimo. Outros 29% consideram o governo Lula 3 como regular e 2% não sabem ou não responderam. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.
É a segunda vez no terceiro mandato do petista que o instituto aponta a que a avaliação negativa supera a positiva. Segundo o instituto, a pesquisa mostra estabilidade em relação ao mês de março e "reforça a dificuldade do governo em melhorar a sua popularidade".
Segundo o instituto, a avaliação negativa variou de 37% para 45% entre quem tem de 45 a 59 anos e de 43% para 50% entre moradores da região Norte/Centro-Oeste.
A avaliação positiva da gestão do presidente Lula é melhor entre:
- quem declara ter votado em Lula em 2022: 53%;
- moradores da região Nordeste: 38%;
- os menos escolarizados: 36%;
- quem tem renda familiar de até 1 salário mínimo: 33%;
- os católicos: 32%.
A avaliação negativa é maior entre:
- quem declara ter votado em Jair Bolsonaro na eleição de 2022: 75%;
- que têm renda mensal familiar superior a 5 salário mínimos: 59%;
- os mais instruídos: 51%;
- os evangélicos: 50%.
Renda
A pesquisa mostra que a avaliação negativa do presidente Lula segue maior entre os mais ricos (59%). Já a avaliação positiva é mais acentuada entre quem tem renda familiar de até 1 salário mínimo (33%). A margem de erro é de 6 pontos.