Pesquisa eleitoral divulgada nesta sexta-feira, 05, pelo Instituto Índice Pesquisas, mostra um primeiro cenário para as eleições estaduais de 2026, um deles para os postulantes à Assembleia Legislativa.
Na pesquisa, que aponta ainda haver pelo menos 51% de eleitores ainda indecisos, o atual presidente da AL, deputado Max Russi, aparece em primeiro, com 3,6% das intenções, seguido pelos também deputados, Doutor João (1,92%) e Dilmar Dal Bosco (1,68%).
O que chama a atenção no entanto é que dois nomes "primaverenses" também aparecem na pesquisa que traz pelo menos outros 70 citados: seriam o ex-vereador Adriano (Inspetor PRF), que aparece com 0,72% das intenções e o ex-prefeito e atual presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin, que obteve 0,24% das intenções de voto.
Estes resultados foram obtidos no sistema "espontâneo", ou seja, quando não são apresentados nomes aos entrevistados.
Com relação ao elevado número de eleitores que não souberam responder ou estão indecisos, a justificativa seria o longo período existente ainda até as eleições, junto ao fato de que grande maioria das pessoas não sabe quem são os pré-candidatos.
A pesquisa qualitativa foi realizada entre os dias 22 e 29 de agosto com 2054 eleitores em 12 regiões administrativas de Mato Grosso. Segundo o Instituto, a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.