Domingo, 14 de Dezembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

14 de Dezembro de2025


Área Restrita

Política Domingo, 22 de Junho de 2025, 16:49 - A | A

Domingo, 22 de Junho de 2025, 16h:49 - A | A

AJUSTE DA FEDERAÇÃO

Paulo Araújo comenta desafios de acomodação: “dificuldade para todos”

Apesar de ser um desafio generalizado, Araújo reconhece que a situação em Mato Grosso pode ser ainda mais complexa para o futuro "União Progressista", que passará a contar com a maior bancada da Assembleia Legislativa.

Conteúdo Hipernotícias
DA REDAÇÃO

A recém-criada federação entre o Progressistas (PP) e o União Brasil (UB) em nível nacional tem gerado discussões e desafios nos estados, e Mato Grosso não é exceção. O deputado estadual Paulo Araújo (PP) concedeu entrevista ao HNT e abordou as dificuldades de acomodação de interesses que surgem com essa nova configuração, um cenário que, segundo ele, não é exclusivo de sua federação, mas de todas as siglas impactadas por fusões e federações.

"Porque você vinha numa organização, de repente tem a federação, e aí até se organizar aqui leva um tempo. Então, a dificuldade hoje da federação é a dificuldade dos outros também. Não é só a dificuldade da federação", argumentou o deputado.

Apesar de ser um desafio generalizado, Araújo reconhece que a situação em Mato Grosso pode ser ainda mais complexa para o futuro "União Progressista", que passará a contar com a maior bancada da Assembleia Legislativa.

Com cinco deputados estaduais — Dilmar Dal Bosco, Eduardo Botelho, Xuxu Dalmolin, Sebastião Rezende (todos do União Brasil) e ele mesmo como representante do PP — a negociação interna se torna um ponto crucial.

A federação, uma iniciativa da Executiva Nacional, dividiu a condução nos estados, cabendo a 13 estados ao PP e a outros 13 ao União Brasil. Em Mato Grosso, a liderança da federação ficará a cargo do governador Mauro Mendes (UB).

Araújo informou que a primeira reunião já foi realizada e que a chapa para deputados federais está "praticamente montada", sem grandes problemas à vista. No entanto, a chapa para deputados estaduais apresenta uma "certa dificuldade", justamente pela presença dos cinco parlamentares já no mandato, o que gera um receio natural nos candidatos que desejam concorrer.

No âmbito majoritário, há uma grande expectativa em relação à confirmação da candidatura do governador Mauro Mendes ao Senado.

Além disso, o posicionamento do senador Jayme Campos (UB), que tem se colocado como candidato ao governo do estado, também é um fator importante no xadrez político. "As reuniões continuam para que a gente possa pactuar", afirmou Araújo.

Ele prevê uma nova reunião no início de julho, com a chegada do governador, que está em viagem à Ásia, para discutir esses e outros assuntos pendentes.

O deputado ressalta que, no momento, todos os envolvidos aguardam, com expectativa, a montagem definitiva das chapas para as próximas eleições.

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]