A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), manifestou repúdio ao caso envolvendo o ex-secretário municipal de Trabalho, William Leite, que pediu exoneração do cargo após ser denunciado por assédio sexual. Em nota pública, a vereadora cobrou rigor na apuração dos fatos e reforçou o compromisso do Legislativo com a defesa dos direitos das mulheres e o respeito às garantias legais.
LEIA MAIS: Willian Leite pede exoneração após polêmicas e pressão na Câmara
Paula Calil declarou solidariedade à ex-servidora que registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil apontando o caso e destacou a importância "da escuta responsável, do acolhimento institucional e da seriedade com que situações dessa natureza".
A parlamentar também enfatizou que os fatos devem ser investigados pelos órgãos competentes, seguindo o devido processo legal, garantindo o cumprimento da justiça e transparência.
A presidente ainda ressaltou que, sob liderança de uma mesa diretora integralmente feminina, a Câmara "renova seu compromisso com o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e à promoção de ambientes institucionais seguros".
RELEMBRE O CASO
William Leite de Campos pediu exoneração do cargo nesta sexta-feira (6), na primeira baixa da gestão do prefeito Abílio Brunini (PL) neste ano. A saída foi classificada pela Prefeitura como "decisão pessoal" e ocorre após uma sequência de desgastes políticos.
Desde janeiro, Leite era alvo de questionamentos, inclusive com pedidos de investigação encaminhados pelo próprio prefeito à Polícia Civil e ao Ministério Público - este último arquivado por falta de elementos. Nos últimos dias, a crise ganhou força com a pressão do vereador Daniel Monteiro (Republicanos) pela abertura de uma CPI para apurar supostas irregularidades na pasta, o que gerou embates no plenário e foi classificado como "constrangedor" por Paula Calil.
LEIA NOTA NA ÍNTEGRA
"Diante dos fatos recentemente noticiados envolvendo a Administração Municipal, a presidente do Poder Legislativo de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), vem a público manifestar repúdio a qualquer forma de violência, assédio ou discriminação contra mulheres, reafirmando seu compromisso permanente com a defesa da dignidade humana, da garantia de direitos e do respeito.
A parlamentar expressa solidariedade à ex- servidora que apresentou a denúncia, reconhecendo a importância da escuta responsável, do acolhimento institucional e da seriedade com que situações dessa natureza devem ser tratadas, sempre com respeito às pessoas envolvidas.
Destaca, ainda, que os fatos devem ser rigorosamente apurados pelos órgãos competentes, com observância do devido processo legal e das garantias constitucionais, de modo a assegurar justiça e transparência.
No âmbito institucional, a Câmara Municipal de Cuiabá reafirma o respeito às atribuições legais dos órgãos competentes e, sob a liderança de uma Mesa Diretora integralmente feminina, renova seu compromisso com o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e à promoção de ambientes institucionais seguros, atuando com seriedade, equilíbrio, autonomia e absoluto respeito às instituições democráticas".




















